Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar a mancha de tinta da roupa sem precisar tingir o tecido
Cuide Bem 14/02/2019

Como tirar a mancha de tinta da roupa sem precisar tingir o tecido

Se você faz o tipo que gosta de praticar bricolagem – pintar as paredes, portas e fazer reparos em casa por conta própria – é provável que já tenha sujado a roupa com tintas e produtos. Mas é aí que surge uma dúvida muito comum: qual é a melhor maneira de remover manchas de tinta da roupa? Muita gente acha que isso só é possível quando tingimos o tecido com outra cor, mas a gente vai provar que existem outras alternativas bem mais fáceis. Dá uma conferida!

Processo de limpeza vai depender do tipo de tinta

Seja pintando as paredes de casa, ou colorindo o rosto para o carnaval, a gente sempre corre o risco de manchar a roupa, né? Só que dependendo da ocasião, o tecido ficará manchado com um tipo diferente de tinta, o que vai influenciar no processo de limpeza. A tinta acrílica de parede, que é geralmente feita à base de óleo, é uma das mais difíceis de tirar. Já as que são feitas à base de água, como algumas látex (para pintar paredes internas) e as de pele, são bem mais fáceis, de modo que você pode fazer tranquilamente uma lavagem com água, sabão e, dependendo, algum produtinho especial. Lembre-se de que quanto antes você lavar a roupa – quando a tinta estiver mais fresca – mais fácil será de a mancha sair! Portanto, não espere muito para realizar a limpeza, ok?

Obs.: Quem tem filho pequeno em casa, sabe que é comum encontrar manchas de tinta pelas roupinhas. E não tem problema nenhum em se divertir com a criançada fazendo pinturas bem coloridas e divertidas! Só que você vai precisar lavar bem as roupas depois, seguindo as dicas que separamos aqui. Apenas não se esqueça que é importante se certificar de que as tintas usadas pelas crianças não sejam tóxicas ou causem alergia – e nem os produtos usados na limpeza.

Você pode recorrer aos removedores de tinta à base de água

Antes de recorrer às receitas caseiras (geralmente envolvendo álcool, vinagre e bicarbonato de sódio), o mais indicado é procurar por removedores de tinta tradicionais, que já vêm prontos para o uso. Eles são indicados para a limpeza de tintas à base de água, atuando de forma incisiva sobre a mancha e tornando a remoção mais fácil e rápida. Esse tipo de produto é geralmente indicado para manchas muito grandes, pois consegue remover grandes quantidades de tinta com maior eficiência.

Lembrado que Você também pode recorrer ao tira manchas e à misturinha milagrosa vinagre + bicarbonato de sódio. Nessa missão de remover a tinta da roupa, todas essas tentativas são válidas!

Combinação óleo de máquina + sabão de coco é a mais eficiente

Por incrível que pareça, a combinação óleo de máquina + sabão de coco é uma das mais eficientes que você vai encontrar por aí. Apesar de parecer algo inusitado, o óleo para máquina (que é um tipo de lubrificante), consegue atuar muito bem sobre a mancha de tinta em qualquer tecido, fazendo com que ela solte quase que instantaneamente: você só precisa aplicar o produto na região exata da mancha e, então, esfregar bastante até que ela saia. Depois, você pode deixar a roupa de molho com sabão de coco, para remover o óleo e lavar as fibras do tecido mais profundamente. Espere cerca de 15 minutinhos e, então, tire a roupa do balde ou bacia e coloque para secar. Parece até mágica!

Notícia boa: Essa combinação supereficiente serve para remover manchas de tinta à base de óleo ou de água – ou seja, acrílicas, látex ou de pele.

Solvente de pincel também pode remover a tinta da roupa

Mais uma dica bem interessante para quem precisa remover a mancha de tinta da roupa: o solvente de pincel, geralmente usado para limpar as cerdas dos pincéis depois da pintura, também atua muito bem sobre o tecido. Mas atenção: você não pode aplicar esse produto diretamente sobre a roupa, pois ele pode danificar as fibras do tecido. O mais indicado é fazer uma misturinha rápida com vinagre ou removedor e, então, colocar sobre o local exato da mancha. Você pode usar uma escova com cerdas macias para esfregar bem o local e, depois, mergulhar na água corrente para verificar o resultado. Também funciona superbem!

Álcool é ótimo para remover tinta de caneta da roupa

Por fim, a gente separou uma dica extra para quem precisa tirar mancha de tinta de caneta da roupa. Esse é um dos processos mais fáceis que têm: pegue um pedaço de algodão, derrame uma quantidade generosa de álcool e, então, esfregue bem sobre a região da mancha. Vale lembrar que, quanto antes você fizer isso, mais facilmente a tinta sairá, então não espere muito para limpar a roupa. Depois de esfregar bem com o álcool, você já pode lavar a roupa normalmente.

Ressalva: É muito importante lembrar que os produtos abrasivos (como água sanitária, cloro, saponáceo) não podem ser usados para remover manchas de roupas. Isso porque eles podem estragar ou até mesmo causar novas manchas no tecido. Então nada de recorrer a eles, ok?