Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como temperar macarrão: 10 maneiras para inovar
Guia Culinário 06/04/2024

Como temperar macarrão: 10 maneiras para inovar

Após cozinhar o macarrão na água, é possível recorrer a muitos ingredientes e temperos para incrementar a massa. Alho, cebola, pimenta, manjericão, molho ao sugo, à bolonhesa, branco, o que não falta é opção de como temperar macarrão! Mas, como deixar o macarrão gostoso?

Ao invés de preparar algo mais elaborado, que tal aprender alguns truques simples para deixar a massa com um sabor diferenciado? Aqui, nós separamos dicas de como preparar o macarrão e como temperá-lo de 10 maneiras distintas, sem que para isso você tenha muito trabalho na cozinha. Confira!

Quando colocar o sal na água do macarrão?

A dica dos chefs de cozinha é que o sal só deve ser colocado na água quando esta começar a ferver. E o ideal é que seja adicionada uma colher de sopa de sal para cada litro de água. Isso porque, além de dar sabor, o sal evita que a massa fique grudenta e pegajosa.

Precisa colocar óleo na água do macarrão?

Não. Apesar de muita gente acreditar que é preciso colocar óleo na água do macarrão para evitar que o alimento grude, os chefes de cozinha afirmam o oposto. Segundo eles, ao colocar óleo (seja de qual tipo for), a massa fica escorregadia e não consegue absorver bem o sabor do molho depois.
Por isso, se você deseja preparar um macarrão gostoso de verdade, não tem segredo:

  1. coloque a água para ferver;
  2. quando ela estiver borbulhando, adicione a massa e o sal (uma colher de sopa para cada litro de água);
  3. de vez em quando, mexa-o para deixá-lo bem soltinho, cozido e pronto para absorver o sabor do molho.

Como temperar macarrão?

Agora que você já sabe preparar um macarrão soltinho e bem cozido, vamos te ensinar como temperá-lo para que ele fique delicioso!

1. Alho e óleo

A primeira dica para fazer uma receita de macarrão bem temperada é apostar na combinação de alho e óleo, que é uma das que mais faz sucesso! Para isso, coloque seis colheres de sopa de óleo, sete dentes de alho amassados ou picados em uma frigideira grande e frite no fogo baixo, até que o alho fique dourado – tome cuidado para não deixar queimar, ok?

Em seguida, adicione uma ou duas colheres de manteiga, deixe-a derreter e, por fim, adicione o macarrão. Misture bastante para que a massa incorpore bem os ingredientes e sirva em seguida. Fica uma delícia!

2. Pimenta e ervas picadas

Caso você não queira ter o trabalho de cortar alho, cebola, tomate e outros ingredientes, é possível temperar o macarrão de formas mais simples – usando apenas pimentas e ervas, por exemplo.

Para isso, primeiro cozinhe a massa e deixe-a no escorredor por alguns minutos. Em seguida, transfira-a para uma travessa. Jogue por cima o azeite de sua preferência e adicione pimenta-do-reino e ervas picadas, como salsa, cebolinha e manjericão. Misture bem para que a massa absorva o sabor dos temperos e prontinho!

3. Mix de azeitonas com pimenta, azeite e manjericão

Outra dica de como temperar macarrão é fazer uma pasta com azeitonas picadas, pimentas de diferentes tipos, manjericão picado e um pouco de azeite.

Misture todos os ingredientes e depois adicione ao macarrão já cozido. O toque final fica por conta do queijo ralado, que dá um quê especial à massa. Você pode levar o macarrão para gratinar por alguns minutos e prontinho!

como fazer molho pesto para macarrão?

4. Molho pesto caseiro

Essa é uma boa dica para temperar penne, talharim, espaguete e outros tipos de macarrão. Para fazer o molho pesto, você deve usar cinco dentes de alho descascados, quatro nozes descascadas, uma xícara de chá de manjericão picado, 100 gramas de queijo parmesão ralado, uma xícara de azeite, sal, pimenta-do-reino e azeitonas a gosto.
Depois de separar os ingredientes, basta colocá-los no liquidificador e batê-los por alguns minutos, até que a mistura fique bem homogênea. Por fim, incorpore o molho pesto à massa. Fica uma delícia!

5. Coentro

Inspirado no molho pesto, esta receita tem como principal tempero o coentro – um clássico da culinária nordestina, espanhola e asiática. O seu preparo é simples e leva apenas folhas de coentro, cebolinha, azeite e pitadas de sal.
Para fazê-lo, triture todos os ingredientes no processador ou liquidificador e, em seguida, esquente a mistura por um minuto na frigideira. Ao final, com o macarrão já cozido, coloque o molho de coentro por cima e bom apetite!

6. Molho branco com quatro queijos

O molho branco com quatro queijos é o queridinho quando o assunto é como temperar macarrão sem gastar muito tempo na cozinha. Versátil, ele pode ser preparado de diferentes formas, embora a sua versão clássica leve parmesão, mussarela, gorgonzola e provolone. Aprenda a receita e aproveite o sabor delicioso desse macarrão!

como fazer molho branco com creme de leite?

 7. Molho branco com creme de leite

O molho branco com creme de leite é daquelas receitas coringas: usa pouco ingrediente, é fácil de preparar e muito rápido. Para prepará-la você vai precisar de um creme de leite, uma cebola picada, uma colher de manteiga sem sal, meio litro de leite, uma colher de sopa de amido de milho, sal e pimenta-do-reino a gosto.

8. Molho mostarda e mel

Se o seu paladar adora um sabor mais agridoce, então o molho de mostarda e mel é perfeito para você. E sabe o que é melhor? Existem diversas formas de preparar a receita e hoje você vai aprender quatro maneiras de fazer o molho de mostarda e mel para diversificar no preparo e deixar o seu macarrão de dar água na boca! Confira.

9. Atum ou sardinha

Outra possibilidade para deixar o macarrão irresistível é fazer um molho de atum ou sardinha. Para isso, basta colocar na panela de pressão o molho de tomate já pronto, duas latas de atum ou sardinha (devidamente escorrida), água (na mesma quantidade de molho utilizado), meia cebola picada e dois dentes de alho amassados.

Depois de pegar a pressão por oito minutos, acrescente o creme de leite até a mistura ficar homogênea. Por fim, sirva o macarrão com o molho ainda quente.

10. Tempero chimichurri

O tempero chimichurri tem tudo a ver com o macarrão: gostoso, prático e muito fácil de fazer. Possui muitas versões, mas é fato que três ingredientes não podem faltar: salsinha, alho e pimenta calabresa ou dedo-de-moça. Confira a receita completa e arrase no macarrão!

Como fazer para o macarrão não grudar depois de frio?

Veja a seguir como fazer para o macarrão não grudar depois de frio:

  • quando a água estiver fervendo, acrescente sal ao macarrão;
  • deixe a massa cozinhar pelo tempo indicado da embalagem;
  • escorra o macarrão para retirar o excesso de água;
  • depois de escorrê-lo, passe a massa na água fria;
  • acrescente ao macarrão um fio de azeite ou outro óleo para criar uma capa protetora;
  • armazene-o em um saco plástico bem fechado ou uma vasilha bem tampada;
  • aqueça o macarrão antes de consumi-lo.

Viu como temperar macarrão pode ser fácil e prático? Além dos temperos citados, existem outros ingredientes, como presunto, cebola e tomate picados, alho torrado e até oleaginosas (como um mix de castanhas) que podem ser usados para temperar a massa. Basta usar a criatividade para fazer diferentes misturas e molhos saborosos. Portanto, não perca tempo: aproveite as dicas e solte a imaginação para preparar um macarrão incrível!

Produtos relacionados