Alimentação

Como temperar macarrão? 4 maneiras de deixá-lo mais saboroso

Para temperar macarrão, uma boa dica é apostar em um azeite mais saboroso (como o trufado) e adicionar diferentes ervas, azeitonas e pimentas moídas
Para temperar macarrão, uma boa dica é apostar em um azeite mais saboroso (como o trufado) e adicionar diferentes ervas, azeitonas e pimentas moídas

Após cozinhar o macarrão na água é possível recorrer a muitas opções de ingredientes e temperos para incrementar a massa: alho, cebola, pimenta, manjericão, molho al sugo, à bolonhesa, branco e por aí vai. Mas, em vez de preparar algo mais elaborado, que tal aprender alguns truques simples para deixar a massa com um sabor diferenciado? Aqui, nós separamos dicas de como temperar macarrão de 4 maneiras distintas e sem ter muito trabalho na cozinha. Confira!

1. Aposte na clássica combinação de alho e óleo

A primeira dica para fazer uma receita de macarrão bem temperada é apostar na combinação de alho e óleo, que é uma das que mais faz sucesso! Para isso, após cozinhar o espaguete (por cerca de 6 minutos na água fervendo), deixe-o no escorredor. Em uma frigideira grande, coloque 6 colheres de sopa de óleo, 7 dentes de alho amassados ou picados e frite no fogo baixo, até que o alho fique dourado - apenas tome cuidado para não deixar queimar, ok? Em seguida, adicione 1 ou 2 colheres de manteiga, deixe-a derreter e, por fim, adicione o macarrão. Misture bastante para que a massa incorpore bem os ingredientes e sirva em seguida. Fica uma delícia!

2. Coloque azeite, pimentas moídas e ervas picadas

Caso você não queira ter o trabalho de cortar alho, cebola, tomate e outros ingredientes, é possível temperar o macarrão de formas mais simples (usando apenas pimentas e ervas, por exemplo). Após cozinhar a massa, deixe-a no escorredor por alguns minutos e, então, transfira-a para uma travessa. Jogue por cima o azeite de sua preferência - o trufado, por exemplo, fica delicioso com macarrão -, adicione pimenta-do-reino moída e ervas picadas como salsinha, cebolinha e manjericão. Misture bem para que a massa absorva o sabor dos temperos e prontinho!

3. Que tal fazer um molho pesto caseiro?

Você sabia que é possível fazer um molho pesto de forma rápida e sem ter muito trabalho? Essa é uma boa dica para temperar penne, talharim, espaguete e outros tipos de macarrão sem precisar fazer um molho de carne moída ou receitas mais elaboradas, por exemplo. Para fazer esse molho, você deve usar 5 dentes de alho descascados, 4 nozes descascadas, 1 xícara de chá de manjericão picado, 100 g de queijo parmesão ralado, 1 xícara de azeite, sal, pimenta-do-reino e azeitonas a gosto.

Para preparar, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por alguns minutos, até que a mistura fique bem homogênea. Por fim, incorpore o molho pesto à massa e prontinho! Embora envolva muitos ingredientes e temperos, essa receita é uma das mais fáceis de preparar e combina superbem com diferentes tipos de macarrão.

4. Faça um mix de azeitonas picadas com pimentas, azeite e manjericão

Outra dica interessante para temperar o macarrão é fazer uma pasta com azeitonas picadas, pimentas de diferentes tipos, manjericão picado e um pouco de azeite. Misture todos os ingredientes em um bowl e depois adicione ao macarrão já cozido. O toque final fica por conta do queijo ralado, que dá um quê especial à massa. Você pode levar o macarrão para gratinar por alguns minutos e prontinho!

Obs.: Vale destacar que existem outros ingredientes, como presunto, cebola e tomate picados, alho torrado e até oleaginosas (como um mix de castanhas) que podem ser usados para temperar macarrão. Basta usar a criatividade para fazer diferentes misturas e molhos saborosos.

Matérias: Alimentação

Ver mais