Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como temperar camarão para deixá-lo ainda mais saboroso
Guia Culinário 24/06/2021

Como temperar camarão para deixá-lo ainda mais saboroso

O camarão é um crustáceo muito apreciado pelo mundo, e o Brasil não fica de fora dessa lista. O fruto do mar pode ser consumido de diferentes formas (frito ou empanado, por exemplo) e é apreciado nacional e internacionalmente. Apesar de parecer um simples ingrediente, o alimento é uma ótima opção para incluir em seu cardápio. Para te ajudar a deixá-lo ainda mais saboroso, veja dicas de como temperar camarão para e complementar suas refeições!

1. Alho é um condimento versátil muito indicado para temperar camarão

Para temperar camarão, você vai precisar de alho! Por mais comum que seja utilizar este ingrediente em receitas no geral, o alho é um condimento aparentemente simples, mas muito bem aproveitado nas refeições!

A quantidade de alho varia de acordo com a quantidade de peixe a ser consumida. Por exemplo, se você tem 1 quilo de camarão para temperar, o indicado é utilizar uma cabeça inteira de alho. O ideal é usar o condimento picadinho para temperar o camarão antes de levá-lo ao fogo. A outra opção é salteá-lo diretamente na frigideira.

Você também pode usar o alho fatiado ou mesmo um dente inteiro no momento de cozimento. O camarão é um fruto do mar rico em sabor, e o gosto intenso do tempero intensifica o aroma do crustáceo no consumo da receita. Cozinhe em fogo médio/alto, mas lembre-se de mexer constantemente para não queimar nem deixar o alho grudar na panela!

2. Salsinha e manjericão são ervas que oferecem mais sabor e perfume ao prato

Ervas, no geral, são boas opções para abrilhantar as receitas, pois costumam ser bem aromáticas e preenchem o sabor dos alimentos. A salsinha e o manjericão são regularmente utilizados no tempero de peixes e outros frutos do mar, e combinam com camarão, dado a sua textura e sabor!

Ambos são comumente utilizados como temperos diretamente na panela depois de bem picados. Eles podem ser adicionados junto ao alho no cozimento do camarão para potencializar o gosto da receita. O indicado é deixar o fruto do mar cozinhar alguns minutos apenas com o alho e, depois, adicionar as ervas. Se preferir, você pode marinar o peixe com as folhas antes de cozinhá-lo.

É em fogo médio/alto que o sabor e o perfume das ervas são transmitidos para o camarão e deixam todos com água na boca!

3. Limão ajuda a remover o ‘gosto de maresia’ e amacia a carne do camarão

O limão é um grande aliado no tempero para camarão! O suco crítico da fruta ajuda a intensificar o sabor do crustáceo e torna a receita ainda mais saborosa. Isto porque o limão é responsável por retirar o seu “gosto de maresia”, além de amaciar a carne no processo de marinação.

Utilize o suco do limão para temperar o camarão e deixe-o marinar por algumas horas para que o gosto da fruta seja bem absorvido pelo alimento. Você também pode adicionar pedaços de limão no processo para ampliar ainda mais os efeitos da fruta no crustáceo. O uso da laranja também é muito bem-vindo!

4. Pimenta intensifica o sabor do fruto do mar e dá o toque final na receita

As pimentas fazem parte dos temperos para ter em casa e dar mais sabor às receitas. O gosto da especiaria costuma ficar mais tempo na boca e, por isso, é uma ótima opção para temperar camarão. Os tipos mais comuns para consumo são: pimenta-do-reino, pimenta calabresa e pimenta vermelha.

Você pode adicionar a especiaria no prato de acordo com o grau de ardência da pimenta. Este tempero costuma ser acrescentado por último, a gosto, quando a receita já está praticamente pronta, para dar o toque final no preparo. Por fim, é só aproveitar!