Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como sei que o cuscuz está cozido? O passo a passo para não errar no preparo do prato
Guia Culinário 03/03/2020

Como sei que o cuscuz está cozido? O passo a passo para não errar no preparo do prato

Cuscuz paulista, nordestino, maranhense ou marroquino… As diferentes variações dessa típica comida de festa junina definitivamente conquistaram o Brasil por inteiro! Conhecido por todas as regiões do país, o tradicional cuscuz de milho é feito a partir da sêmola (ou semolina) de milho hidratada e um toque especial de manteiga no fim preparo. Parece supersimples, né? Mas juntar todos ingredientes e chegar ao ponto certo do prato exige alguns truques. Por isso, nós preparamos um passo a passo bem simples para você não errar no preparo do cuscuz. Dá uma olhada!

O segredo do cuscuz é acertar nas medidas de farinha e água

Para conseguir fazer o cuscuz perfeito – ou seja, bem molhadinho e macio -, você vai precisar de 2 xícaras (chá) de farinha de milho flocada (ou a mesma medida de farinha de milho flocão), 200 ml de água, 1 colher e ½ (chá) de sal e manteiga a gosto.

O segredo do prato é não errar nas medidas dos principais ingredientes (farinha e água). Por isso, sempre calcule a proporção de 1:1 – quando utilizar 1 xícara (água) de farinha, utilize também 100 ml de água. Se forem 4 xícaras (chá), use 400 ml de água e por aí vai.

Comece a receita de cuscuz hidratando a farinha de milho

Para hidratar a farinha de milho, misture as duas xícaras de flocão + o sal em um tigela e misture. Regue com um pouco de água, mexendo com as mãos aos poucos e espere até sentir que a água tenha sido totalmente incorporada à farinha. Quando isso acontecer, repita o procedimento até formar uma massa uniforme e, então, parta para a próxima etapa.

Dica: Verifique o ponto da massa apertando a mistura de farinha e água nas mãos – quando ela não estiver mais quebradiça (e escorrer um pouco de água quando apertada), você chegou ao ponto certo.

Massa do cuscuz pronta? É hora de cozinhar o prato

Quando a massa de cuscuz estiver pronta, parta para a cuscuzeira! Primeiro, preencha o fundo da panela com água, encaixe o cesto de vapor e transfira a massa para esse cesto (sem compactá-la). Depois, tampe a cuscuzeira e leve-a para cozinhar em fogo alto.

No momento em que começar a sair um vapor pela lateral da tampa, diminua o fogo e deixe o cuscuz cozinhar por mais 10 minutos até que ele fique bem macio (você pode abrir a tampa de vez em quando e verificar a consistência com um garfinho). Para finalizar o prato, retire cuscuz da panela com cuidado, transfira-o para outro recipiente e sirva com a manteiga.

Cuscuz pode ser servido a qualquer hora do dia

As receitas com milho já são de praxe na culinária brasileira e não costumam decepcionar nos almoços de domingo. Para deixar o cuscuz ainda mais gostoso, sirva-o para incrementar o café na parte da manhã ou como um acompanhamento das principais refeições. O prato é extremamente versátil e pode ser consumido sozinho ou combinado com peixes, aves, carnes e legumes.