Lavanderia

Como secar roupa rápido com ou sem máquina

Secar roupas pode ser ágil: cabides podem acelerar processo
Secar roupas pode ser ágil: cabides podem acelerar processo

Com ou sem máquina de secar roupa, a verdade é que todo mundo quer garantir a secagem das peças de forma ágil e sem dor de cabeça. Na ausência de espaço para estender um varal grande ou até de um local bem iluminado, os itens recém lavados podem ficar com um cheiro nada agradável e ninguém quer isso, né? A boa notícia é que dá para resolver esse problema com dicas e ações bem simples! Aprenda agora como usar máquina de lavar e secar roupa para acelerar o processo de secagem do vestuário e as alternativas para quem não possui o eletrodoméstico.

Como usar máquina de lavar roupa lava e seca

Uma das principais dicas para usar a seca roupas é garantir uma boa centrifugação das peças após a lavagem completa. Portanto, não pule essa etapa! Outro cuidado importante é ajustar a temperatura e o tempo de secagem de acordo com os tecidos presentes no eletrodoméstico. Evite ultrapassar o tempo máximo e respeite a temperatura indicada nas etiquetas. Se ainda tiver dúvidas sobre como usar, não hesite em recorrer ao manual do aparelho.

Como secar roupa rápido: 3 dicas importantes

Mora em um lugar mais apertado e quer saber como secar roupa em apartamento ou em casa sem área externa? Existem truques incríveis que agilizam a secagem de roupas. Veja as dicas:

1. Aposte em toalha seca para retirar excesso de água das peças

Uma das melhores maneiras de secar roupas de um jeito fácil e prático é usar toalhas limpas! Depois de remover o excesso de água na centrifugação, envolva as peças em uma toalha seca e torça-as bem. O tecido vai absorver boa parte dos líquidos e reduzir o tempo de secagem. Ótimo para jeans!

2. Ventilador e secador de cabelo são sempre bem-vindos

Sempre dá para contar com o auxílio de outras ferramentas em casa na falta de uma secadora de roupas. É o caso do ventilador e do secador de cabelo! Basta deixar o ventilador de frente para o varal e aguardar. Aposte no secador para peças pequenas, como meias e roupas íntimas.

3. Use cabides e pendure poucas roupas por vez no varal

Quanto mais roupas você colocar no varal (de chão, de teto ou de parede), mais tempo vai demorar para secar tudo. Então, pendure poucas roupas por vez e aposte em cabides para aumentar a distância entre as peças. Receita para o sucesso!

Hora de secar roupa: saiba o que evitar

Há diferentes métodos para acelerar a secagem de roupas no dia-a-dia. Porém, nem todos são recomendados, pois podem provocar danos às peças. Descubra o que não fazer para garantir a vida útil dos itens:

Secar roupa no micro-ondas não é recomendado

É verdade que dá para secar roupa no micro-ondas, mas não é exatamente uma maneira muito indicada. O calor provocado pelo eletrodoméstico provoca a evaporação da água presente no tecido, mas isso pode te custar a qualidade do vestuário. A peça pode ficar com cheiro de comida ou até sair manchada devido a sujeira do item. É melhor evitar!

Secar roupa no sol pode acelerar desbotamento das peças

Você já deve ter se perguntado o que é melhor: secar roupa no sol ou na sombra? É claro que o calor sempre vai acelerar a secagem das peças, porém ela também acelera o desbotamento dos tecidos, o que não é muito legal, né? Se você tiver pouco espaço em casa e quiser economizar tempo, deixe as roupas expostas ao sol para evaporar a maior quantidade de água e finalize a secagem na sombra. Assim, você reduz os danos às fibras!

Matérias: Lavanderia

Ver mais