Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como saber se o feijão azedou e como evitar que isso aconteça
Guia Culinário 08/05/2020

Como saber se o feijão azedou e como evitar que isso aconteça

Nada como comer um feijão fresquinho e recém-cozido na hora do almoço, não é mesmo? O problema é quando ele estraga e nós só conseguimos perceber depois de sentir aquele gosto horrível de feijão azedo! Ou pior, muitas vezes a gente não sabe nem como evitar que isso aconteça novamente. Mas fica tranquilo: nós separamos algumas dicas de como identificar que o feijão azedou e o que fazer para resolver esse problema. Confira!

Preste atenção ao cheiro, cor e textura do feijão

Se você perceber que a textura do feijão está diferente, pode começar a desconfiar que ele passou do ponto! Na verdade, qualquer alteração na cor, no odor ou na textura dos alimentos são as primeiras características que denunciam que a comida está estragada.

No caso do feijão preto, por exemplo, um dos indicadores é a cor acinzentada do caldo. Quando ele está estragado, os grãos ficam esbranquiçados e o caldo fica com pequenas áreas mofadas, tendendo para a cor cinza. A textura mais grossa que o normal (mesmo que o feijão tenha sido armazenado na geladeira) também pode ser um indicador, mas para dar o veredito é melhor experimentar o caldo. Do odor nós nem precisamos falar muito, né? Se o feijão estiver azedo, o cheiro muda completamente! Pode ter certeza que você vai perceber na hora e a melhor solução infelizmente deve ser jogá-lo fora.

Feijão cozido dura de 3 a 5 dias na geladeira

Conservar o feijão na geladeira é uma boa forma de aumentar a durabilidade do alimento e fazer com que ele não azede tão rápido. Mas de nada adianta se você deixá-lo no refrigerador por muito tempo. O feijão cozido costuma durar apenas 3 a 5 dias na geladeira e você deve armazená-lo em um recipiente preferencialmente de vidro e bem vedado.

No freezer, o feijão dura por até 2 meses

Você também pode dividir o feijão em alguns potinhos (calculando mais ou menos uma porção individual) e armazená-lo no freezer durante 2 meses. Uma boa dica é deixar para temperar o feijão apenas quando você for comer, assim ele dura muito mais tempo no congelador e fica mais saboroso.

Use os temperos a seu favor

Temperar o feijão com sal e outros temperos salgados pode prolongar a vida útil do alimento – tanto fora quanto dentro da geladeira. É possível que ela se estenda, inclusive, para a semana toda! Afinal, o sal atua como um conservante natural nos alimentos estendendo o seu período de validade.

Obs.: E se o feijão sobrar, lembre-se que você pode preparar outras receitas, como bolinhos de feijão, pratos típicos como o tutu e afins.

Dica bônus: Ferva o feijão pelo menos 1 vez ao dia

Mesmo se você não comer o feijão em um determinado dia, lembre-se de ferve-lo! Essa é a melhor dica para evitar que o alimento perca as suas características iniciais ou, no pior dos casos, que ele azede. Então não deixe de ferver o feijão durante os 5 dias que você o armazenar na geladeira, ok?