Economia do lar

Como reutilizar óleo de cozinha e qual o seu descarte correto

Quando o óleo esfriar, é só guardá-lo em um recipiente para reutilizá-lo no futuro
Quando o óleo esfriar, é só guardá-lo em um recipiente para reutilizá-lo no futuro

Pelo menos uma vez na vida você já deve ter se perguntado o que fazer com o óleo de cozinha. Afinal, jogar na pia não deveria ser uma opção, embora muita gente cometa esse pecado simplesmente não saber os danos que isso causa ao meio ambiente. Mas o que quase ninguém sabe é que ele nem precisa ser descartado, e pode ser sim reutilizado em casa! Quer entender mais? Então não perca as nossas dicas!

Óleo de cozinha polui o meio ambiente

Antes de mais nada, é preciso entender por que é uma péssima ideia jogar o óleo de cozinha ralo abaixo. Ao fazer isso ele vai pro esgoto e pode contaminar os mananciais. Quer números? Então saiba que a cada 50 ml de óleo contamina 1 litro inteiro de água. Agora vai multiplicando esse valor por todas as vezes que ele é jogado na pia em diferentes casas do país. É muita água contaminada, não é mesmo? Por isso é essencial fazer o seu descarte de forma correta.

Como descartar óleo de cozinha

Para descartar o óleo de cozinha não tem nenhum mistério. Em primeiro lugar, espere ele esfriar depois que tiver sido usado. Em seguida, coloque-o em uma garrafa pet ou em algum outro recipiente fácil de armazenar. Cada vez que for cozinhar com óleo repita o processo até que essa garrafa esteja cheia. Aí é só levar a um posto de reciclagem perto da sua casa.

Transforme o óleo em uma vela

Bem, mas se você não tem onde enviar o óleo, ou gosta mais da ideia de reaproveitá-lo, que tal usá-lo de matéria-prima para uma vela? Seu preparo é bem simples: após tirar os seus resíduos com um filtro de pano, basta cozinhá-lo em banho-maria com parafina. Depois é só botar o conteúdo em um recipiente adequado que já tenha um pavio a postos. Aí é deixar secar e pronto! Ah, e se quiser acrescentar essência também é possível, mas isso deve ser feito ainda na panela.

Óleo de cozinha pode virar sabão

Outra possibilidade interessante é transformar o óleo em sabão. Assim, de uma forma diferente, ele acaba voltando para a sua cozinha! Nesse caso, você vai precisar usar soda cáustica, então não se esqueça de usar luvas para evitar irritações na pele, ok? Bem, mas vamos ao passo a passo: primeiro, escolha a proporção que será usada. Para cada litro de óleo, use metade da quantidade de água, e para cada parte de água metade da quantidade de soda cáustica. Não entendeu? Então pense que, se temos 1 litro de óleo, vão ser 500 ml de água e 250 gr de soda cáustica. Caso a quantidade seja maior ou menor é só multiplicar ou dividir.

Agora vamos ao passo a passo! Antes de mais nada é preciso aquecer a água. Em seguida, coloque a soda cáustica em um balde e vá acrescentando o líquido aos poucos. É preciso que o produto fique completamente diluído, e por isso a dica é tentar usar algum utensílio para mexer - só não se esqueça que não deve ser algo utilizado na cozinha, a não ser que você esteja prestes a descartá-lo. Quando tudo estiver bem dissolvido, acrescente o óleo (lembrando que ele também deve ter sido coado antes) e mexa por uns 20 minutos. Depois é só colocar o conteúdo no recipiente que você desejar e pronto!

Apenas é bom lembrar que esse sabão não é para a limpeza do corpo! Ainda assim, está liberado utilizá-lo na lavanderia, cozinha e até na faxina da casa. Já se achar que o produto está te causando certa alergia evite colocá-lo nas roupas e procure manuseá-lo apenas com o auxílio de luvas.

Matérias: Economia do lar

Ver mais