Lavanderia

Como remover mancha de henna da roupa em apenas 4 passos

Manchas de henna parecem insolúveis, mas são facilmente removidas com detergente e vinagre
Manchas de henna parecem insolúveis, mas são facilmente removidas com detergente e vinagre

Muito usada para fazer tatuagens temporárias e pintar o cabelo, a henna é uma tintura muito versátil, mas famosa por sujar pele ou tecidos. Por isso, é normal ficar desesperado ao ver a mancha de henna no seu vestido novinho ou na toalha que você acabou de comprar. Mas nada de pânico! Se você tem alguma peça manchada em casa se liga nesse passo a passo rápido e prático para se livrar de vez da henna no tecido.

Passo 1: Livre-se da mancha o mais rápido possível

Não espere muito tempo para remover a mancha, pois quanto mais demorar para retirá-la mais a tintura irá penetrar nas fibras do tecido - e, consequentemente, mais difícil será a sua remoção. Assim que manchar, procure limpar o quanto antes.

Passo 2: Coloque um pano ou papel toalha em cima da mancha

Ao perceber que o tecido manchou, não esfregue de imediato, pois assim a tinta irá se espalhar e aumentar ainda mais a área afetada. Ao invés disso, coloque um papel toalha ou pano que você não usa sobre a área afetada para que o excesso de tinta seja absorvido antes de começar a removê-la. Deixe ali por alguns minutos.

Passo 3: Lave com detergente os dois lados do tecido

Para remover manchas de henna pequenas, um detergente deve bastar. Para isso, você irá precisar de uma escova de dentes velha. Lave o local e aplique o produto, esfregando bem a área com a escova de dentes dos dois lados do tecido, para não deixar nenhum resquício da tintura no tecido. Lave com água em seguida e, se necessário, repita a operação. Não se esqueça que a água deve ser fria, para não evitar a permanência da tintura nas fibras do tecido.

Passo 4: Se a mancha ainda não saiu, use vinagre branco ou álcool

Caso você tenha lavado com o detergente e a mancha persistiu, talvez ela seja de mais difícil remoção. Para resolver isso, você vai precisar de vinagre branco ou álcool. Aplique diretamente na mancha e aguarde até uma hora. Depois, esfregue com a escova de dentes e, se precisar, repita a operação com o detergente, como no passo 3. Enxágue com água corrente em seguida.

Matérias: Lavanderia

Ver mais