Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como plantar feijão no algodão com as crianças
Minha Causa 23/03/2021

Como plantar feijão no algodão com as crianças

Já pensou em transformar uma atividade escolar em uma brincadeira entre a família? Além de ajudar a praticar os conceitos da aula de ciências em casa, plantar feijão no algodão com as crianças pode ser uma boa oportunidade para reviver as memórias da escola. Para que você consiga tornar essa tarefa ainda mais divertida e, inclusive, convidar os amiguinhos para participar, nós separamos algumas dicas nessa matéria! Confira:

Passo a passo de como plantar feijão no algodão com as crianças de maneira divertida

Você vai precisar de: 1 (ou mais) copos de plástico, grãos de feijão, algodão e água.

1. Diga para a criança que vocês farão isso juntos

Antes de começar, o primeiro passo é fazer com que a criança entenda que essa será uma atividade feita em conjunto! Por mais que seja meio óbvio, é muito importante que ela participe de todos os processos junto com você para tornar a experiência ainda mais divertida. Assim, ela vai sentir que também influenciou no desenvolvimento do feijão.

2. Molhe o algodão na água

Para criar uma base para o feijão e fazer com que ele cresça, o segundo passo é molhar o algodão na água antes de colocá-lo no copinho.

3. Peça para a criança colocar o algodão úmido no fundo do copo

Com o algodão já molhado, peça para que a criança coloque-o no fundo do copo plástico para fazer o feijão crescer.

Dica: Caso você não tenha o copo, outra boa opção é cultivar a leguminosa em uma garrafa pet cortada ao meio, que dá no mesmo!

4. ‘Plante’ o feijão no algodão

Em seguida, peça para que ela também coloque os grãos de feijão dentro do algodão, fazendo uma relação com o plantio dos alimentos.

5. Escolha um local bem iluminado

Para que os grãos consigam germinar, o quinto e penúltimo passo é escolher um local bem iluminado. Peça para que a criança coloque o copinho próximo a uma janela ou em algum lugar com uma fresta de luz.

6. Molhe o feijão sempre que necessário

Ao concluir todas as etapas, o último passo é molhar os grãos de feijão sempre que necessário, tomando muito cuidado para não encharcar. Esse cuidado diário vai fazer com que a criança acompanhe todo o processo de germinação de leguminosa. E quando a planta ficar grande, não se esqueça de retirá-la do copinho e plantar em um vaso maior ou no canteiro, junto com a sua hortinha.

Obs.: Se o seu feijão crescer e você tiver o intuito de cultivá-lo na horta, saiba que essa leguminosa rende muitas receitas incríveis que vão além da clássica mistura de arroz e feijão. Você pode usá-lo para preparar tutu de feijão, bolinhos, caldinhos, hambúrgueres e outras coisas mais!