Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como passar roupa: produtos e truques para facilitar o dia a dia
Cuide Bem 01/10/2021

Como passar roupa: produtos e truques para facilitar o dia a dia

Você sabia que tem como passar roupa rápido, sem necessariamente usar o ferro, recorrendo a diferentes produtos (como o passa fácil) e truques caseiros? Isso mesmo! Para quem gosta de manter as roupas passadas no dia a dia, é possível recorrer a alguns acessórios – como o secador de cabelo – que ajudam a realizar a tarefa de forma mais rápida. Confira aqui as principais dicas de como passar roupa no cabide, na tábua ou em outro lugar de forma bem fácil!

Como passar roupa sem ferro: passar roupa à vapor não depende desse eletrodoméstico

Desamassar a roupa sem usar o ferro de passar não precisa ser uma tarefa difícil! No dia a dia, enquanto você faz outras tarefas, é possível passar as peças usando outros itens. Dá uma olhada:

Recorra ao passa fácil ou à solução de vinagre + amaciante

Antes de tudo, a principal dica para passar roupa de forma mais rápida é recorrer a produtos que amaciam as fibras do tecido e facilitam esse processo. O passa fácil Qualitá, por exemplo, é um líquido perfumado que atua justamente amolecendo as peças. O ideal é que você o borrife em toda a roupa logo antes de passá-la – seja no cabide, na tábua ou de outra maneira.

Assim como o passa fácil, a solução de vinagre com amaciante também ajuda a amolecer as fibras das roupas. Aqui, a ideia é que você dilua uma tampinha de amaciante (com o aroma de sua preferência) em 350 ml de água e junte 1 colher de sopa de vinagre branco. Agite a solução, transfira para um borrifador e espirre direto na roupa. Só de aplicar esse tipo de produto, a peça já fica mais lisa! Mas, se preferir, pode partir para a etapa de passar. Bem simples, né?

Secador de cabelo: como passar roupa rápido

Levando em conta que o vapor é o maior aliado na hora de desamassar roupas, existe um item que pode ser bem útil: o secador de cabelo. A nossa dica é justamente aproveitar aquele momento em que você está secando o cabelo para passar a roupa que você pretende usar. Deixe-a no cabide, esticada na tábua ou em cima da cama e, então, é só direcionar o ar quente do secador para o tecido. Lembre que usar o passa fácil da Qualitá antes ajuda a acelerar bastante esse processo!

Vapor do chuveiro deixa as roupas passadas

Você sabia que o vapor do chuveiro também é ótimo para desamassar as roupas? Nesse caso, o ideal é borrifar primeiro o passa fácil e, depois, estender a peça no cabide. Deixe-a ao lado do box (pode ser no porta toalhas) e lembre-se de tomar banho quente. O vapor que sai do chuveiro consegue amolecer as fibras do tecido e você nem precisa usar o ferro depois. Uma maravilha, né?

Passar roupa no cabide é uma mais opção prática

Se o seu objetivo é passar a roupa de forma mais rápida sem precisar da tábua, recorra ao cabide! Você pode pendurá-la no dia anterior – para que o próprio peso da peça ajude a desamarrotar – e aplicar o passa fácil no dia seguinte. Em seguida, passe com o secador de cabelo, o ferro a vapor ou até mesmo com a chapinha.

Após lavar as roupas, deixe-as dobradas e nunca amassadas

Outra dica importante para quem quer manter a roupa passada é tomar alguns cuidados após a lavagem. O ideal é que você sacuda a peça e a estenda o mais esticada possível. Depois, você deve já pendurá-la no cabide ou então dobrá-la para que ela não amasse com facilidade. Na hora de usar, basta recorrer a algum dos truques para passar. Não tem erro!

Como passar roupa rápido: peças levemente umedecidas

Deixar as roupas levemente úmidas é outro truque para desamassá-las com mais facilidade. Mas tome cuidado para não deixá-las encharcadas, ok? A ideia é que você as tire do varal e passe com o ferro ou secador antes de guardar ou usar.