Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como passar roupa com estampa sem estragar
Cuide Bem 28/02/2020

Como passar roupa com estampa sem estragar

Na hora de passar roupa, é muito importante levar em conta alguns fatores: o tipo de tecido, a presença de estampas, bordados ou botões, por exemplo. A boa notícia é que, na maioria das vezes, a etiqueta das roupas informa a temperatura máxima aceita pelo tecido em questão. Assim, você não corre o risco de queimar a peça! Para que você não cometa erros como esse, nós preparamos um tutorial de como passar roupa com estampa. Dá uma olhada!

Por que é necessário tomar cuidado com roupas estampadas?

Muitas estampas são formadas por desenhos e frases emborrachadas que, caso entrem em contato com o ferro quente, podem ser danificadas. Algumas estampas, inclusive, tendem a ficar grudadas no ferro e, dessa forma, descolam por inteiro do tecido. Por isso, é muito importante que você tome cuidado na hora de passar roupas com estampas (principalmente as com desenhos em relevo).

Roupas com estampa devem ser passadas do lado avesso

A principal dica para não estragar roupas com estampa é passá-las do lado avesso – assim, o ferro não entra em contato direto com as estampas. Após a lavagem, sacuda bem a peça (para que ela fique bem esticada) e vire-a do avesso. Depois, coloque-a em uma tábua e use o ferro na temperatura indicada na etiqueta. Na hora de passar as mangas você até pode deixar a roupa virada no lado certo – pois, assim, não há perigo de danificar a estampa.

Que tal utilizar um passa fácil?

Para facilitar o processo de passar roupa, a nossa sugestão é usar produtos específicos que deixam o tecido mais esticado. O passa fácil, por exemplo, atua amolecendo as fibras das roupas e, assim, facilita muito na hora de passar o ferro. O ideal é que você espirre esse produto logo antes de usar o ferro para que o efeito funcione melhor. Pode apostar que fica bem mais fácil de passar!

Obs.: Caso você não tenha um passa fácil em casa também é possível preparar um produto caseiro para cumprir a mesma função. Em um recipiente, coloque 1 litro de água, 200 ml de álcool e 200 ml de amaciante. Misture bem e coloque a solução em um borrifador. Depois, é só espirrar o produto diretamente no tecido e prontinho! A melhor parte é que, seguindo essa dica, a roupa também fica com um cheirinho gostoso (por conta do amaciante).