Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como passar a roupa mais rápido: 5 dicas que vão facilitar bastante o seu trabalho
Cuide Bem 31/07/2019

Como passar a roupa mais rápido: 5 dicas que vão facilitar bastante o seu trabalho

Para muitas pessoas passar roupa é uma das tarefas mais chatas que tem. Afinal, é um tempinho que você gasta esquentando e passando o ferro na tábua, virando/desvirando as peças do avesso e, às vezes, a roupa demora muito tempo para alisar. Ninguém merece, né? Se você faz parte desse time que não gosta de passar roupa, vai amar aprender umas dicas para tornar a tarefa menos duradoura e mais eficiente. Aqui, nós listamos 5 dicas para quem quer passar roupa com maior rapidez no dia a dia. Confira!

1. Sacuda bem as roupas após a lavagem

Apesar de esse ser um truque bem simples (e que muita gente já conhece), é sempre válido ressaltar que ele realmente funciona! Sacudir as roupas com força após a lavagem, de fato, ajuda muito a deixar o tecido mais esticado. O ideal é que você faça isso assim que tirar as peças da máquina. Após sacudi-las, pendure-as esticadinhas no varal e pronto! Muita gente também gosta de colocar as roupas em cabides para deixá-las ainda mais esticadas. Esse truque também funciona e, no fim, você consegue passar o ferro com mais facilidade.

Obs.: O mais importante é que você realmente deixe as roupas esticadas – pode ser com a ajuda dos cabides ou pendurando no varal com pregadores, da forma que você preferir.

2. Após tirar as roupas do varal, deixe-as dobradas (nunca amassadas)

Algumas pessoas têm o costume de jogar as roupas recém-tiradas do varal dentro de algum cesto (ou em cima da tábua de passar) sem tomar o devido cuidado. O problema é que, quando você faz isso, as peças amarrotam por completo e a tarefa de passar se torna mais difícil e demorada.

Para evitar isso, a nossa dica é bem simples: após recolher todas as roupas do varal ou da máquina secadora, dobre-as com cuidado e as deixe empilhadas em uma mesa ou cesto. Assim elas vão ficar mais esticadas e vai ser bem mais fácil de passar o ferro depois. Fica a dica!

3. Já pensou em passar as roupas levemente umedecidas?

Outra dica interessante é procurar passar as roupas quando elas ainda estiverem levemente umedecidas. Só que, para fazer isso, é importante que você consiga identificar o momento certo de tirá-las do varal – elas devem estar realmente pouco úmidas (e nunca encharcadas). Isso ocorre porque a umidade auxilia a desamassar as peças, tornando a tarefa menos demorada.

4. Você também pode recorrer ao passa fácil

Você já ouviu falar no passa fácil? Esse produto, como o nome já indica, é uma verdadeira mão na roda para quem não tem paciência de ficar passando roupa. Ele atua amolecendo as fibras dos tecidos, facilitando muito na hora de passar. Você só precisa borrifar o produto nas roupas já secas e passar o ferro logo em seguida – não tem erro!

5. Comece passando as peças mais finas, deixando para o final as mais grossas

Para que a tarefa não dure mais tempo que o necessário, outra dica interessante é separar as roupas da forma certa: as peças mais finas (que são mais rápidas de passar) devem ser passadas primeiro, enquanto as mais grossas devem ser deixadas para o final. Essa lógica é bem simples, né? Afinal, as peças finas podem ser passadas enquanto o ferro ainda não estiver muito quente. Já as mais grossas ficam lisas e esticadas bem mais rápido quando o aparelho já está mais quente. Assim, você não vai precisar movimentar o braço várias vezes para deixar o tecido esticado. Anotou?