Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como organizar uma festa: dicas de salgadinhos, docinhos e mais
Meu Lar 16/03/2022

Como organizar uma festa: dicas de salgadinhos, docinhos e mais

Organizar uma festa envolve muitas etapas de planejamento e mão na massa, não é mesmo? É necessário pensar na lista de convidados, na quantidade de salgadinhos, docinhos, bebidas e ainda pensar no bolo de aniversário perfeito. Por isso, se planejar com antecedência é algo muito importante, bem como pensar em formas de economizar e deixar tudo bem estruturado. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como organizar uma festa da melhor maneira possível, pensando em todos os pontos mais importantes. É só continuar lendo!

Dicas de como organizar uma festa de aniversário completa

Para que você consiga organizar a festa de forma mais fácil, a nossa primeira dica é listar todos os afazeres essenciais e, então, separá-los em etapas a serem seguidas de forma gradual. Assim, não corre o risco de você esquecer algo importante e ainda fica mais fácil fazer o planejamento geral do evento. Siga as nossas instruções para não se perder:

1. Comece com a lista de convidados

A primeira coisa a se fazer ao organizar uma festa é pensar na lista de convidados. Afinal, é a partir daí que você consegue definir o espaço, o número de cadeiras, a quantidade de comidas, bebidas e até possíveis atrações e lembrancinhas que você queira incluir. Por isso, comece fazendo uma lista e, no final do planejamento, chegue a um número definitivo de convidados, ok?

2. Pense no tema e planeje a decoração da festa

Outra etapa importante para que a festa seja um sucesso é pensar no tema e na decoração que você deseja. Caso a ideia seja economizar nesse sentido, a nossa dica é apostar nos balões de festa, usar cola quente, letrinhas coloridas (que podem ser feitas com cartolina em casa) e até pendurar luzinhas no local. Com um pouco de criatividade e força de vontade, é possível fazer uma decoração de festa bem bonita e sem gastar muito.

3. Calcule a quantidade de salgadinhos de festa

Chegou a hora de pensar nas comidas de festa e, nesse quesito, os salgadinhos costumam ser os campeões. Você pode servir coxinhas, kibes e bolinhas de queijo, por exemplo, que são os que mais fazem sucesso. Primeiro, defina todos os sabores para depois pensar nas quantidades, ok?

A Qualitá, por exemplo, tem opções de coxinhas de frango, kibes e bolinhas de queijo que já vêm prontas para fritar. Elas ficam crocantes, são bem recheadas e podem ser fritas tanto no óleo quente quanto na airfryer. A melhor parte é que, assim, você não precisa encomendar salgados e consegue economizar bastante nos gastos com a festa.

Para que não falte comida para ninguém, o ideal é planejar 15 salgados de festa por pessoa, lembrando que ainda terão docinhos e possivelmente guloseimas para incrementar. Mas, para que o cardápio fique mais extenso e variado, uma boa dica é também se planejar para fazer cachorro quente. Basta fazer uma panela grande de salsicha picada em rodelas com molho de tomate (para que tenha um melhor rendimento) e também separar pães para hot dog para servir.

4. Como fazer uma festa simples: prepare os docinhos de festa para economizar

Que tal preparar os docinhos de festa por conta própria para economizar? Você pode fazer brigadeiros tradicionais e gourmets (como os de paçoca, de churros, limão, maracujá e creme de avelã), cajuzinhos, beijinhos e casadinhos. Apenas lembre-se de atentar às quantidades, ok? O ideal é planejar 7 docinhos por pessoa, que podem ser variados, para que a mesa de doces fique bem sortida e colorida.

5. Saiba como fazer drink sem álcool para servir

Caso você queira servir uma bebida diferenciada para atender tanto adultos quanto crianças, aqui vai uma dica de ouro: planeje drinks sem álcool, feitos com frutas e água tônica, por exemplo, para que todos possam se deliciar.

A mistura de água tônica, suco de limão, ramos de alecrim, gelo e açúcar a gosto, por exemplo, fica bem refrescante, é barata e todo mundo gosta! Para preparar, corte 1 limão em 4 partes, tire a parte branca e coloque no liquidificador.

Adicione 300 ml de água, 3 colheres de sopa de açúcar, pedras de gelo a gosto e bata tudo no liquidificador. Transfira para um copo, enchendo até a metade, e preencha o resto com água tônica. Enfeite com ramos de alecrim e rodelas finas de limão. Bem simples, né?

Você pode fazer outras versões de drinks com bebida energética e diferentes frutas, como laranja, abacaxi, hortelã, frutas vermelhas e até especiarias (como grãos de pimenta-do-reino) que ficam bem refrescantes e são bem fáceis de preparar e servir. Ainda assim, não se esqueça de também servir água, suco e até algumas opções de refrigerantes. O ideal é calcular cerca de 500 ml de bebida (suco e refrigerante) por pessoa.

6. Que tal preparar o bolo de festa por conta própria?

Além de pensar nos salgadinhos, docinhos e nas bebidas, você não pode se esquecer do bolo de aniversário! Uma boa dica é também fazer uma receita simples em casa, que fique bem bonita e ao mesmo tempo barata. Você pode fazer bolo de chocolate com recheio de brigadeiro, incrementar com morangos, frutas vermelhas e até granulados.

A versão de bolo de cenoura com calda de chocolate também fica dos deuses e é bem simples de fazer. Apenas não se esqueça de ter em mente o tamanho do bolo de acordo com o número de convidados, ok? Uma receita de bolo redondo de 25 cm de diâmetro, por exemplo, rende mais de 35 fatias. Um retangular de 35 x 25 cm, por sua vez, pode render mais de 45 pedaços. Assim fica mais fácil você se planejar!

7. Como organizar uma festa de aniversário para criança: capriche nas balas e guloseimas

Outra ótima dica para que a festa fique completa é apostar em bombons, balas, chocolates, marshmallows e diferentes guloseimas para montar uma mesa de doces bem colorida. Se a festa de aniversário for infantil, ainda por cima, essa parte é obrigatória!

A Qualitá, por exemplo, tem balas de gelatina de diferentes sabores: melancias cítricas, dentes de vampiro, sabor banana, amora, brigadeiro e outras. Os marshmallows coloridos Qualitá também são ótimos para deixar expostos em potes de vidro, compondo uma mesa muito mais bonita.