Organização

Como organizar sapatos: 5 dicas para guardar e ampliar a vida útil das peças

Aprenda como organizar sapatos no guarda-roupa mantendo as prateleiras inferiores sempre limpas e arrumadas
Aprenda como organizar sapatos no guarda-roupa mantendo as prateleiras inferiores sempre limpas e arrumadas

Guardar sapatos em prateleiras ou organizadores é uma ótima forma de manter os calçados sempre em ordem e bem conservados. Existem truques bem práticos, inclusive, que ajudam a otimizar espaço e, de quebra, a aumentar a vida útil dos tênis, botas, sandálias e outros calçados - principalmente os de materiais mais vulneráveis, como os de couro, que podem descascar com o tempo. Para te ajudar, nós separamos 5 dicas de como guardar sapatos no guarda-roupa e em outros espaços de forma otimizada. Dá uma olhada!

Dicas de como organizar sapatos e conservá-los de forma prática

Para guardar os sapatos no dia a dia é importante ter uma rotina de limpeza e uma organização bem planejada. Para começar, é necessário escolher um local adequado para os calçados - pode ser em prateleiras do guarda-roupa, em suportes específicos e até mesmo em organizadores feitos em casa. Basta escolher a opção que melhor lhe atende para colocar tudo em ordem.

1. Como organizar sapatos no guarda-roupa

Caso você queira guardar os sapatos dentro do armário, a melhor dica é separar nichos ou prateleiras mais baixas exclusivas para esses itens. Mantenha o local sempre limpo - você pode passar uma flanela com lustra móvel, por exemplo - e retire os sapatos para limpá-los preferencialmente a cada 15 dias.

Para otimizar espaço no guarda-roupa, o ideal é recorrer às colmeias organizadoras de sapatos. Elas costumam ser feitas de pano ou plástico e conseguem armazenar os calçados de forma bem prática. Você pode juntar chinelos e rasteirinhas, por exemplo, e posicionar cada par dentro de um espaço da colmeia. Assim, os sapatos ocupam bem menos espaço e você consegue manter as prateleiras com um aspecto mais arrumado.

Obs.: alguns armários já vêm com gavetas aramadas nas prateleiras debaixo que servem justamente para guardar sapatos. Elas são boas porque deixam o local mais ventilado e são bem fáceis de limpar. Nesse caso, basta organizar os calçados nesse setor que fica bem simples!

2. Ideias para guardar sapatos na vertical

Você sabia que tem como organizar os sapatos na vertical, usando suportes específicos? A sapateira organizadora, em especial, costuma ser compacta, formada por 2 ou 3 prateleiras que conseguem guardar uma quantidade boa de calçados. Ela pode ser posicionada em algum canto estratégico do quarto ou até mesmo na entrada da casa.

Outra opção interessante é a sapateira organizadora de porta, que é perfeita para quem não tem muito espaço e quer manter os calçados devidamente guardados e separados. Esse tipo de sapateira é geralmente feita de pano e fica pendurada na porta, de modo que os calçados ficam mais à vista e fáceis de usar ou limpar no dia a dia.

3. Como fazer organizador de sapatos em casa

Você já pensou que tem como fazer um organizador de sapatos reutilizando plásticos e outros objetos em casa? Uma boa dica, por exemplo, é usar garrafas pet. Assim, além de arrumar seus itens de forma mais criativa, é possível ser mais sustentável.

Nesse caso, comece lavando bem as garrafas e tirando os rótulos e colas. Corte a boca de cima de cada garrafa e, então, separe cada uma para armazenar um par de sapatos por vez. As garrafas podem ser facilmente guardadas dentro do guarda-roupa, nas prateleiras inferiores, o que também ajuda a otimizar espaço. Bem simples, né?

4. Saiba como organizar sapatos em caixas de papelão ou de feira

Saber como organizar calçados em caixas de papelão ou de feira é outro truque interessante para manter o ambiente em ordem. O ideal é pensar em um local adequado - como o canto do quarto, armário ou até mesmo uma área de serviço. Mantenha as caixas organizadoras sempre limpas usando um pano seco na faxina. O ideal é realizar essa limpeza no mínimo a cada 2 semanas e fazer o mesmo com os sapatos para que eles não acumulem poeira.

5. Como limpar sapatos e conservá-los por mais tempo

Além de pensar em estratégias eficientes para organizar os calçados, é importante usar os produtos certos para limpá-los. Chinelos de borracha, por exemplo, podem ser lavados com sabão ou detergente neutro.

Já materiais como couro ou camurça, que são mais delicados, precisam ser limpos preferencialmente apenas com um pano úmido. Também é recomendável usar produtos específicos para a limpeza desses materiais, bem como hidratantes para couro. Caso esses sapatos fiquem muito tempo guardados, sem uso frequente, podem acabar descascando e danificando. Por isso, é muito importante manter um cuidado de forma regular, ok?

Matérias: Organização

Ver mais