Organização

Como organizar o material de artesanato? As melhores ideias para quem se amarra em trabalhos manuais

Separar por tamanho e cor é uma boa forma de não deixar o material de artesanato bagunçado
Separar por tamanho e cor é uma boa forma de não deixar o material de artesanato bagunçado

Quem gosta de fazer artesanato sabe bem a importância de deixar tudo organizado. Afinal, a bagunça não apenas pode gerar muita sujeira como também é possível que alguns materiais estraguem porque não foram armazenados da forma certa, gerando um baita desperdício. Mas evitar esse tipo de problema é bem fácil, basta seguir as nossas dicas!

Faça uma divisão que faça sentido para você

Antes de começar a organização de fato é importante categorizar tudo. Primeiro separe os materiais por tipo, e depois crie uma divisão que faça sentido pra você. Pode ser por tamanho, cor ou até separar os que você usa mais dos que usa menos. Depois que tiver dividido e deixado tudo limpinho - nem que seja passando um pano seco para tirar a poeira - é hora de por tudo em ordem!

Novelos ficam em potes

Embora se pense muito em lã quando falamos na palavra "novelo", ela na verdade nada mais é do que uma bola de fio enrolado, podendo ser feita a partir de diferentes materiais. O problema é que, se você tem de tipos e cores variados e coloca tudo no mesmo lugar, eles podem acabar ficando embolados. E para resolver esse tipo de situação só há duas formas: ou ficar calmamente desembaraçando tudo ou cortar as partes enroladas. No primeiro caso você perde tempo e no segundo material, e nada disso é o que a gente procura, não é mesmo?

Por isso, a nossa dica é apostar em potes diversos. Sabe aqueles de geleia que você fica sem saber em como reaproveitar? Então! É só lavar a parte do copo de vidro e a tampa, secar e colocar um único novelo lá dentro. Sabe aquele buraquinho na tampa para tirar o vácuo do recipiente? Nossa sugestão é passar a ponta do fio por ele, porque assim você nunca vai se perder procurando onde ela está. Coloque um novelo em cada potinho que esse material de artesanato vai ficar sempre em ordem.

Fitas e fios pequenos devem ser enrolados no pregador

Seu novelo já está pequeno e vai mais do que sobrar espaço no pote? Calma, nós temos a solução! Enrole-o em um pregador e prenda a ponta final na parte que ele se fecha, para não perdê-la. O mesmo vale para restinhos de fitas, viu? Afinal, o importante é evitar o desperdício.

Para fitas, use uma caixa organizadora com furos

Nunca consegue encontrar a fita que estava procurando? Para deixar a visualização mais fácil pegue uma dessas caixas organizadoras que possuem furinhos, passe um espeto para churrasco entre as duas extremidades e no meio deixe pendurado diferentes rolos de fita. A ponta dessas fitas você pode passar pelo furinho da própria caixa, fazendo com que seja muito mais fácil pegar exatamente a cor que você precisa.

Sapateira para guardar tintas e pincéis

Sabe aquelas sapateiras de pendurar atrás da porta para economizar espaço? Que tal trocar a sua função e usá-las para guardar suas tintas e pincéis? Se achar que as aberturas são muito grandes você também pode fazer uma costura no meio para aproveitar ainda melhor o espaço. Só não se esqueça de sempre lavar os pincéis com água e sabão e secá-los bem antes de guardar, ok?

Peças de mosaico e miçangas ficam em potes

Quem curte fazer mosaico sabe que misturar as pecinhas pode resultar em um verdadeiro caos. Por isso, nossa dica é separar tudo em potinhos por cor. Tamanho, nesse caso, não é tão importante, a não ser que a quantidade de peças que você tenha seja absurda. Se usar pastilhas e ladrilhos também vale a pena dividir por material. A dica também vale para miçangas, viu? A única diferença é que a divisão pode ser mais personalizada.

Aposte em prateleiras, armários e gavetas

Uma boa forma de manter tudo ainda mais organizado é apostando em prateleiras. Caso não tenha como colocar uma nova ou abrir espaço em uma já existente, armários e gavetas também funcionam muito bem. Com a ajuda de organizadores próprios, então, seu material de artesanato vai ficar arrumado como nunca!

Matérias: Organização

Ver mais