Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como organizar ferramentas na caixa ou no quartinho da bagunça
Meu Lar 12/03/2019

Como organizar ferramentas na caixa ou no quartinho da bagunça

Ter uma oficina ou “quartinho da bagunça” em casa é tudo de bom, pois é lá que você vai guardar o martelo, a furadeira, os parafusos, a chave de fenda e outras ferramentas úteis para fazer reparos no dia a dia. Só que muita gente acaba ficando em dúvida sobre qual é a melhor forma de organizar todos esses itens. Por isso, nós preparamos umas dicas bem simples – seja para organizá-los na caixa/ maleta ou no quartinho – que funcionam superbem e são fáceis de botar em prática. Confira!

Faça um painel com prateleiras e pregos na parede

Se você quer deixar a oficina bem organizada e com os itens mais acessíveis, uma boa dica é criar uma espécie de mural na parede. Ali, você pode instalar prateleiras, ganchos e pregos que servirão de suporte para as ferramentas.

Em cima das prateleiras, coloque potes transparentes de plástico com todos os itens pequenos devidamente guardados e organizados (pregos, porcas, brocas, parafusos etc.). Lembre-se de separar essas pecinhas por categoria (como tamanho, tipo e material) e, então, deixe os potes lado a lado, para que facilite na visualização.

Outra dica interessante é usar os próprios pregos para criar um painel e organizar as ferramentas. Isso porque eles funcionam como suportes para os itens maiores, tais como as chaves inglesa e de fenda, que vêm, geralmente, com um buraquinho embaixo, que você pode encaixar no prego – de modo que elas fiquem penduradas na parede. Caso o prego não sirva, você também pode usar ganchinhos para deixar as ferramentas também penduradas. Fica bem prático e acessível!

Já as ferramentas elétricas maiores, como as parafusadeiras, marteletes, furadeiras e serras, devem ser preferencialmente guardadas em uma caixa ou maleta fechada. Afinal, elas devem ficar isoladas de qualquer tipo de umidade e sujeiras. Por isso, uma boa dica é guardá-las em uma maleta separada, que fique dentro de um armário ou até mesmo em cima da prateleira.

Obs.: Caso você não queira deixar as ferramentas à mostra no cômodo, existe sempre a opção de guardá-las dentro de armários e gavetas. Neste caso, o ideal é que você construa um móvel planejado, deixando as ferramentas devidamente organizadas nas prateleiras. Use divisórias dentro das gavetas para criar pequenos compartimentos, onde você irá guardar e separar as peças pequenas. Bem simples, né?

Já ouviu falar nos suportes magnéticos?

Se você quer dar um toque moderno ao quartinho da bagunça, uma boa dica é instalar suportes magnéticos para organizar as brocas e outras peças de metal lado a lado. Neste caso, os itens ficam bem presos, organizados e sempre à mostra, sem precisar de ganchos ou parafusos para a fixação. Existem painéis organizadores de ferramentas que já vêm prontos – geralmente feitos de metal, plástico ou madeira, que vêm com ganchos e suportes próprios para o encaixe das ferramentas. Além disso, você também pode adquirir suportes de mesa prontos, que vêm com espaços para a fixação de diferentes itens. Fica a dica!

Como organizar a maleta ou a caixa de ferramentas

Para quem não tem um quartinho ou cômodo próprio para as ferramentas, é importante saber como organizar todos os itens dentro de uma caixa, maleta ou bolsa. No entanto, quando há uma grande quantidade de peças, o mais provável é que elas não caibam todas em uma única caixa. Por isso, você vai precisar adquirir duas maletas – uma para as peças menores e outra para as ferramentas maiores.

Na primeira, você pode guardar os diferentes tipos de chaves (como de fenda, inglesa, allen), sempre ordenando-as de acordo com a frequência de uso. Ou seja, aquelas que você costuma usar com mais frequência podem ficar na parte de cima da caixa. Além disso, a maioria das maletas também costuma vir com uma espécie de bandeja com divisórias, onde você pode organizar os parafusos, pregos e porcas (de preferência, dentro de saquinhos plástico, para evitar que algum se perca).

Já a segunda caixa, destinada para a organização de ferramentas elétricas, deve ser maior e mais resistente à umidade. Ali, você pode guardar parafusadeiras, serras, esmerilhadeiras e qualquer outra ferramenta de funcionamento elétrico. No entanto, caso fique entulhado demais, o ideal é reservar algum armário da casa para guardá-las. Uma boa dica é deixá-las em um armário junto com a lavadora a jato e o aspirador de pó.

Para ter um total controle das suas ferramentas, uma boa dica é fazer uma lista com todos os itens que você possui. Além disso, você também pode acrescentar o local em que cada uma se encontra, de modo que não corre o risco de esquecer alguma peça ou de guardá-la no local errado.