Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como organizar armário de cozinha + dicas para evitar mofo
Meu Lar 03/02/2020

Como organizar armário de cozinha + dicas para evitar mofo

A cozinha é inevitavelmente um dos lugares mais movimentados da casa. Justamente por isso, mantê-la sempre organizada e limpinha é fundamental – começando pelos armários! Por estarem suscetíveis à umidade do local, eles normalmente são um dos que mais acumulam mofo, e mau cheiro. Para evitar que isso aconteça, nós separamos algumas dicas essenciais que podem ter ajudar muito! Dá uma olhada!

Primeiro, crie uma rotina de limpeza

É claro que os cuidados com a casa demandam tempo e determinação. Mas não tem como deixar o armário limpo – livre de mofos – e organizado se você não realizar uma faxina de tempos em tempos. Já parou pra pensar que tudo ficaria muito mais simples se você desenvolvesse uma rotina de limpeza, por exemplo? É possível cuidar de um cômodo diferente a cada dia da semana, criar checklists de organização e reservar 10 minutinhos todos os dias para lidar com as tarefas inadiáveis – como passar roupa, tirar o lixo, lavar a louça etc.

Separe os itens do armário de cozinha de acordo com a frequência de utilização

Além de armazenar os alimentos em potes herméticos e separá-los nas prateleiras do armário, que tal guardar os itens do móvel de acordo com a frequência de utilização? Na parte mais alta, coloque as louças de ocasiões especiais, as taças de vinho, o kit de fondue e todos os utensílios menos utilizados. Para as prateleiras mais baixas, reserve o que você utiliza no seu dia a dia. Isso inclui os copos, os pratos, os potes de açúcar e sal, as cafeteiras e os refratários.

Deixe o armário arejar pelo menos uma vez por semana

Graças à umidade, ao calor e à falta de circulação de ar, os armários são um dos móveis mais passíveis a mofo. Por isso, aqui vai uma dica bem simples: pelo menos 1 vez por semana, deixe o armário arejar por completo durante algumas horas. É só retirar todos os objetos que estiverem dentro dele, deixar as suas portas abertas e abrir as janelas da casa – isso já vai fazer uma diferença e tanta.

Para desinfetar os armários que estiverem com bolor, utilize vinagre de vinho de branco

Sim, o coringa da limpeza voltou para facilitar a sua vida mais uma vez! Para desinfetar os armários com o vinagre, comece fervendo 1 litro da substância em uma chaleira e retire tudo que estiver dentro do móvel. Depois, despeje o conteúdo em um recipiente de vidro sem tampa e coloque-o dentro do armário por pelo menos 1 hora (mantendo as portas fechadas).

Passado esse tempo, limpe o armário com um pano umedecido no mesmo vinagre que você utilizou e deixe-o secar naturalmente com as portas abertas. Repita o procedimento nas gavetas e em todas as divisórias do móvel e, por fim, espalhe um pouco de sal de cozinha nos cantinhos do armário para absorver a umidade.

Além disso, vale a pena ter no armário um produto evita mofo. Seu objetivo é absorver a umidade e impedir que o bolor se forme. Espalhar giz de lousa é outra opção – e embora seja menos eficaz pode ser uma mão na roda caso você more em um lugar muito úmido e ainda não tenha comprado um novo evita mofo.

Veja mais