Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como organizar a cômoda do bebê de forma prática e higiênica
Meu Lar 15/01/2019

Como organizar a cômoda do bebê de forma prática e higiênica

Duas das coisas mais importantes na vida dos pais que já têm ou estão perto de ter um bebê são planejamento e organização. Isso porque os pequenos dão muito trabalho, então ter as ferramentas necessárias para cuidar deles sempre por perto e bem arrumadas ajuda bastante a tornar a vida da família mais prática e funcional. A organização da cômoda é um ponto fundamental nesse sentido, pois é lá ficam as coisas mais urgentes para os cuidados do bebê. Por isso, nós vamos te dar todos os truques para que ela nunca fique bagunçada!

Limpeza da cômoda é muito importante

O primeiro passo para deixar a cômoda do bebê perfeita é limpar bem o móvel. Tanto por fora quanto dentro das gavetas. Não tem muito erro, basta usar um bom produto de limpeza e passá-lo por toda a cômoda com um pano. Esse processo deve ser feito não apenas antes de colocar as roupas e objetos do bebê pela primeira vez – quando ele ainda não chegou – mas periodicamente, já que com o tempo haverá acúmulo de poeira. Levar isso a sério é o mesmo que cuidar da saúde do neném.

Trocador ocupa grande espaço da parte superior da cômoda

Na parte de cima da cômoda, o item mais importante e que ocupará mais espaço será o trocador. No seu entorno, podem ser colocados outros itens muito usados também no momento de trocar a fralda da criança, como algodão, algumas unidades de fralda, hastes flexíveis, lenço umedecido, garrafa térmica com água etc. Mas esses itens podem ser colocados também logo abaixo, na primeira gaveta.

Primeira gaveta: produtos de higiene do bebê

A primeira gaveta normalmente é usada para guardar diversos produtos e objetos que não sejam vestimentas. Isso inclui os itens mencionados acima, além de outros, como cortador de unha, remédios, escova de cabelo, termômetro, pomada para assadura, chupeta, creme, óleo, hidratante, sabonete para corpo e cabelo, dentre tantos outros. Para que tudo isso não fique jogado, misturado e bagunçado dentro da gaveta, é interessante utilizar pequenas caixas e dentro de cada uma colocar os objetos.

Segunda gaveta: roupinhas

A gaveta do meio costuma guardar as roupas do neném (pijamas, blusas, camisetas, calças, bermudas, bodies, macacões e casacos). Coisas menores (meias, luvas, babadores, toucas e bonés) também cabem aqui, mas é legal que fiquem separadas, dentro de um saquinho. Se houver uma gaveta a mais, é só colocar essas peças menores lá e tudo fica ainda melhor. É muito importante separar as roupas do bebê por idade e tamanho, pois assim fica mais fácil saber o que deve ser lavado para ir para a cômoda e o que só será usado mais tarde.

Terceira gaveta: peças maiores

Por fim, a última gaveta. O ideal é deixar este espaço reservado para guardar peças maiores, como toalhas de banho, fraldas de pano, mantas e cueiros. É legal guardar tudo bem enrolado, para ficar com um aspecto mais organizado. Nas cômodas que contam com uma porta, dá para colocar os sapatinhos do bebê e outras coisas maiores e mais pesadas, como os sacos de fraldas.