Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como manter a casa aquecida no inverno e dar adeus ao frio
Meu Lar 24/07/2020

Como manter a casa aquecida no inverno e dar adeus ao frio

Deixar a casa aconchegante nos dias mais frios não precisa ser uma tarefa difícil, sabia? Para manter os cômodos aquecidos, inclusive, não é necessário usar algum sistema de aquecimento (com aquecedores elétricos, por exemplo), pois existem truques simples que ajudam a manter os ambientes quentinhos sem gastar energia. Para te ajudar, nós separamos dicas de como manter a casa aquecida no inverno, usando apenas acessórios simples (como mantas e tapetes). Confira!

1. Aposte nos tapetes e cortinas para manter a casa aquecida no inverno

A principal dica para deixar a casa mais aconchegante durante o inverno é apostar nos tapetes e cortinas, que ajudam a aquecer os ambientes de forma simples – a cortina, em especial, evita a entrada do ar gelado, enquanto o tapete ajuda a afastar o frio dos pisos. O único problema é que esses itens tendem a acumular poeira e, para evitar crises alérgicas (que são até mais propícias durante o clima seco e frio do inverno), a nossa sugestão é ter uma rotina de limpeza caprichada.

Como lavar tapete e cortina?

Para evitar o acúmulo de ácaros nas cortinas, por exemplo, lave-as com água e sabão uma vez por mês, se julgar necessário. Já os tapetes devem ser limpos toda semana com um aspirador de pó e, de preferência, lavados com água e detergente neutro. Para lavar tapete felpudo, em especial, você deve se lembrar de esfregar a solução no sentido dos fios e passar o aspirador com mais frequência. Fica a dica!

Outra opção é recorrer ao limpa tapetes e carpetes da Qualitá. Para usá-lo, você deve diluir uma parte do produto em um balde com água e, então, usar um pano limpo para esfregar o tecido. O ideal é ler as instruções presentes na embalagem antes de usar – assim não tem erro! Além de ter um forte potencial desinfetante, esse limpador também deixa o tapete bem cheiroso e é supersimples de usar.

2. Use mantas nas camas e sofás

Outra forma de deixar os ambientes mais quentinhos é usar mantas tanto nas camas quanto no sofá e nas poltronas. Assim, você pode ficar mais aconchegado e manter o calor com mais facilidade. No entanto, para também evitar o acúmulo de poeiras, você precisa lavar a manta (cobertor ou edredom) com água fria e sabão líquido. Além disso, deixe-a secar bem antes de usar.

3. Coloque mais almofadas e travesseiros

Você sabia que as almofadas e travesseiros também ajudam a manter os ambientes mais quentinhos? Por isso, a nossa sugestão é espalhá-los pela cama e sofá, junto com as mantas. Apenas lembre-se de passar um aspirador de pó uma vez por semana (pelo menos nas almofadas) para evitar o acúmulo de ácaros.

4. Aposte nas velas para aquecer a casa

Apesar de as velas não produzirem um calor significativo, elas ajudam a criar uma atmosfera mais aconchegante e, caso você acenda várias de uma vez só, é bem capaz de o ambiente ficar bem aquecido (quase como se tivesse uma lareira). Uma boa dica é usar velas aromáticas, por exemplo, que também deixam a casa cheirosa.

Bônus: lembre-se de comer e beber coisas quentes

Além de realizar algumas mudanças na casa para manter os ambientes mais aconchegantes, outra sugestão é criar o hábito de comer e beber coisas quentes – como sopas, caldos, chás e chocolate quente. Assim, você também deixa o organismo aquecido e consegue passar pelos dias mais frios com muito mais conforto.