Limpeza

Como limpar violão tomando cuidado com o instrumento

Para limpar o violão no dia a dia, o ideal é usar uma flanela ou pano macio para tirar as poeiras das cordas e da estrutura amadeirada
Para limpar o violão no dia a dia, o ideal é usar uma flanela ou pano macio para tirar as poeiras das cordas e da estrutura amadeirada

Quem toca violão, guitarra, baixo ou violino sabe que manter alguns cuidados com o instrumento musical (desde o corpo e braço até as cordas) é fundamental para o seu bom funcionamento. Por isso, inclusive, é muito importante criar uma rotina de limpeza dos instrumentos, usando sempre os produtos certos e mantendo certa cautela. Para te ajudar, nós separamos dicas de como limpar violão no dia a dia sem cometer erros. Vale a pena conferir!

Afinal, como limpar violão de forma correta?

A primeira dica para conservar o violão é mantê-lo longe de umidade o máximo possível. Para garantir isso, guarde-o preferencialmente sempre na capa, deixando-o em um local seco e arejado. Além disso, é importante manter o instrumento longe do sol e ter alguns cuidados na hora de manuseá-lo - é importante, por exemplo, lavar bem as mãos antes de tocar o instrumento. Confira algumas sugestões importantes para não errar nesse processo de manutenção:

Use uma flanela seca para limpar as cordas e a estrutura do violão com frequência

Para começar, você deve limpar o violão com frequência - uma vez por semana ou sempre após o uso, se possível - com um pano ou flanela seca. O ideal é que você passe o tecido por todo o corpo e braço do violão, percorrendo as cordas, as casas musicais e também as tarrachas (que ficam na extremidade do braço do instrumento). Assim, é possível eliminar as poeiras e possíveis marcas de gorduras e sujeiras.

Recorra a uma escova de dentes velha (ou pincel) para limpar pontos inacessíveis do instrumento

Caso a ideia seja fazer uma limpeza mais detalhada, o ideal é usar uma escova de dentes velha (que seja de preferência com cerdas macias) ou então um pincel para limpar os pontos mais difíceis - como as tarrachas e a interseção entre as cordas. Apenas lembre-se de verificar se a escova (ou o pincel) está 100% seca e limpa antes de usar.

Já ouviu falar nos produtos próprios para limpeza de violão?

Para quem não sabe, também é possível limpar o violão com produtos específicos para o instrumento. Em lojas de música é possível encontrar líquidos limpadores e pastas de polimento que removem a sujeira da estrutura do violão e concedem brilho à parte amadeirada. Existe também um tipo de limpador/lubrificante para as cordas que as deixam mais limpas e bem cuidadas, aumentando sua vida útil. Interessante, né?

Não use cera, produtos de limpeza comuns, buchas ou lixas durante a limpeza

Para não correr o risco de manchar ou danificar o violão, é muito importante ter em mente quais produtos não podem ser usados na limpeza. O mais indicado é evitar ao máximo passar álcool, cera ou óleo comum, detergente e outros produtos que possam, de alguma forma, manchar ou apodrecer a parte amadeirada do instrumento. Buchas, esponjas, lixas e palhas de aço também não devem ser utilizadas, pois podem causar arranhões. Por isso, a nossa dica é procurar sempre se ater aos produtos específicos para violão, ok?

Matérias: Limpeza

Ver mais