Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar vidro de janela: 5 dicas imperdíveis e melhores produtos
Meu Lar 25/01/2024

Como limpar vidro de janela: 5 dicas imperdíveis e melhores produtos

Como limpar vidro de janelas sem causar manchas? Essa pode ser uma tarefa complicada, se você não souber como fazer isso da maneira certa. No entanto, com os truques certos, algumas dicas simples de limpeza e práticas que você pode aderir à faxina da casa, é possível limpar os vidros da janela de forma simples e sem provocar manchas ou arranhões. Dá uma lida nas dicas!

Como limpar vidro de janela? Confira as dicas

Acompanhe as sugestões de como limpar vidro  de janela da melhor maneira:

1. Fuja de produtos abrasivos

A primeira dica para evitar riscos e manchas no vidro da janela é fugir de produtos abrasivos, que normalmente são indicados para a limpeza de rejuntes, azulejos, superfícies de inox e revestimentos cerâmicos.

Ou seja, esqueça qualquer tipo de:

  • cloro;
  • alvejante;
  • saponáceo;
  • panos ou esponjas de material áspero;
  • água sanitária.

Todos esses têm um alto poder de corrosão e podem reagir muito mal ao vidro.

2. Passe uma flanela seca para remover a poeira

Passar um pano seco ou uma flanela macia sobre os vidros da janela deve ser o primeiro passo antes de começar a limpeza com os produtos específicos. Isso ajuda a remover as partículas de poeira e outros resíduos que podem acabar arranhando a superfície quando você começar a limpeza mais pesada.

Por isso, a dica é começar com um material macio, seja um pano multiuso ou uma flanela bem limpa que você tenha em casa. Ah, e lembre-se de reservá-lo apenas para a limpeza dos vidros!

3. Evite o sol forte

Quando o sol está muito forte e você resolve limpar as janelas, por exemplo, o contato dos raios solares com o vidro pode causar manchas e desgastes em seu material. Por isso, o mais indicado é realizar a limpeza em dias nublados ou em momentos em que o sol já esteja se pondo.

4. Use limpadores industriais ou caseiros

A principal dica para deixar os vidros da janela sem nenhuma mancha e limpá-los com eficiência é recorrer a limpadores específicos ou caseiros. O limpa-vidros, por exemplo, é apropriado para tirar marcas de dedo e sujeiras de forma simples em superfícies lisas e transparentes como o vidro. Você só precisa aplicar o líquido no centro do vidro, esfregar com uma flanela macia (fazendo movimentos circulares) e depois limpar os cantinhos.

Se o produto estiver em falta na sua casa, recorra a soluções caseiras neutras, como:

  • água + álcool + vinagre de vinho branco;
  • detergente + álcool  + água quente.

Basta passar a solução de sua preferência com um pano multiuso e pronto!

5. Finalize com papel-toalha

Para não deixar nenhum resíduo de produtos e secar o vidro corretamente (removendo aquelas manchinhas de dedo que acabam ficando na hora da limpeza), finalize o processo com duas folhas de papel-toalha.

É só dobrá-las ao meio e passar cuidadosamente em todos os cantos do vidro da janela. Essa etapa também vai ajudar a polir o material e deixar o vidro novinho em folha!

Dica: se a janela for muito grande, passe primeiro um rodo de borracha pelo vidro (para puxar o líquido) e depois as folhas de papel-toalha.

Pessoa com luvas de borracha usa borrifador e um pano de limpeza para limpar vidros de janelas muito sujos

Como limpar a janela de vidro e não ficar embaçado?

Uma boa forma de evitar que o vidro da janela fique embaçado é limpando-o com sabão em barra. Para isso, basta passar o sabão, delicadamente, em toda a superfície do vidro e remover o produto com um pano úmido. Depois, finalize a limpeza com um pano limpo e seco.

Como limpar vidros de janelas muito sujos?

Limpar vidros de janelas muito sujos pode parecer uma tarefa complicada. Porém, a boa notícia é que, com os materiais corretos e dicas certeiras, o trabalho se torna mais simples e o resultado é muito satisfatório.

Por isso, preparamos aqui o passo a passo de como limpar vidros de janelas muito sujos. Acompanhe:

  1. primeiro, remova o excesso de sujeira do vidro com um pano seco ou um espanador;
  2. em seguida, prepare uma solução de limpeza com água morna e pequenas quantidades de detergente e vinagre. Misture a solução e a coloque em um borrifador;
  3. depois, borrife a solução nos vidros e deixe a mistura agir por alguns minutos até amolecer toda a sujeira;
  4. quando a sujeira já estiver amolecida, pegue uma esponja multiuso para os resíduos dos vidros;
  5. para ajudar no processo de remoção da sujeira, utilize também um rodo – comece do topo até embaixo, em movimentos verticais;
  6. por fim, passe um papel-toalha para remover os resíduos que restaram. E atenção: não esqueça também de limpar os trilhos e as molduras! Isso pode ser feito com um aspirador de pó ou uma escova de dente.

Caso as janelas estejam muito sujas, talvez você precise repetir o processo mais algumas vezes. Finalize somente quando toda a sujeira for removida dos vidros.

Quais produtos são bons para limpar vidros de janela?

Na hora de escolher os produtos de limpeza, é importante ficar atento! Isso porque alguns produtos são agressivos e podem danificar os vidros e espelhos. Para te ajudar, separamos uma lista com materiais que são ótimos para realizar uma limpeza segura e tranquila das suas janelas de vidro:

  • panos multiuso ou flanelas;
  • esponja multiuso (jamais utilize o lado mais grosso para realizar a limpeza);
  • limpa-vidros;
  • vinagre branco é ótimo para tirar a sujeira (é só misturar ele com água e borrifar nos vidros);
  • bicarbonato de sódio é um ótimo produto para remover manchas difíceis (para isso, basta fazer uma pasta de bicarbonato com água e aplicar nas partes manchadas).

O que evitar ao limpar vidros de janela?

Agora saiba o que se deve ser evitado na hora em que você for limpar as suas janelas de vidro:

  • produtos que tenham em sua composição amônia, cloro e outras substâncias corrosivas;
  • itens abrasivos (esponjas ásperas ou palhas de aço, por exemplo);
  • realizar a limpeza com o sol muito intenso;
  • deixar resíduos de sabão;
  • fazer muita pressão na hora de limpar os vidros.

Além dessas dicas sobre como limpar vidro de janela, lembre-se sempre de seguir as orientações dos fabricantes. Isso, com certeza, vai ajudar a manter as suas janelas limpas, sem correr o risco de danificar os vidros.