Limpeza

Como limpar vidro de janela corretamente evitando possíveis manchas

Para evitar possíveis manchas no vidro da janela, lembre-se de recorrer a limpadores específicos como o limpa vidros
Para evitar possíveis manchas no vidro da janela, lembre-se de recorrer a limpadores específicos como o limpa vidros

Limpar vidros e janelas sem causar possíveis manchinhas pode ser uma tarefa complicada se você não souber como fazer isso da maneira certa. No entanto, com os truques certos, algumas dicas simples de limpeza e práticas que você pode aderir à faxina da casa, é possível limpar os vidros de janela de forma simples e sem provocar manchas ou arranhões. Dá uma lida nas dicas!

Fuja de produtos abrasivos

A primeira dica para evitar riscos e manchas no vidro da janela é fugir de produtos abravisos, que normalmente são indicados para a limpeza de rejuntes, azulejos, superfícies de inox e revestimentos cerâmicos. Ou seja, esqueça qualquer tipo de cloro, alvejante, saponáceo, panos ou esponjas de material áspero e água sanitária - todos estes têm um alto poder de corrosão e podem reagir muito mal ao material do vidro.

Antes de começar a limpeza, passe uma flanela seca para remover a poeira

Passar um pano seco ou uma flanela macia sobre os vidros da janela deve ser o primeiro passo antes de começar a limpeza com os produtos específicos. Isso ajuda a remover as partículas de poeira e outros resíduos que podem acabar arranhando a superfície quando você começar a limpeza mais pesada. Por isso, a dica é começar com um material macio, seja um pano microfibra ou uma flanela bem limpinha que você tenha em casa. Ah, e lembre-se de reservá-lo apenas para a limpeza dos vidros!

Opte por limpadores específicos (ou soluções caseiras neutras)

A principal dica para deixar os vidros da janela sem nenhuma mancha e limpá-los com eficiência é recorrer a limpadores específicos. O limpa vidros, por exemplo, é apropriado para tirar marcas de dedo e sujeiras de forma simples em superfícies lisas e transparentes como o vidro. Você só precisa aplicar o líquido no centro do vidro, esfregar com uma flanela macia (fazendo movimentos circulares) e depois limpar os cantinhos.

Se o produto estiver em falta na sua casa, recorra a soluções caseiras neutras, como a mistura de água + álcool + vinagre de vinho branco; detergente neutro + álcool ou álcool + água quente. Basta passar a solução de sua preferência com um pano macio que o resultado será o mesmo.

Finalize a limpeza com duas folhas de papel toalha

Para não deixar nenhum resíduo de produtos e secar o vidro corretamente (removendo aquelas manchinhas de dedo que acabam ficando na hora da limpeza) finalize o processo com duas folhas de papel toalha. É só dobrá-las ao meio e passar cuidadosamente em todos os cantos do vidro da janela. Essa etapa também vai ajudar a polir o material e deixar o vidro novinho em folha!

Dica: Se a janela for muito grande, passe primeiro um rodo de borracha macia pelo vidro (para puxar o líquido) e depois as folhas de papel toalha.

Matérias: Limpeza

Ver mais