Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar tênis branco e deixá-lo com cara de novo
Cuide Bem 02/12/2021

Como limpar tênis branco e deixá-lo com cara de novo

Para limpar tênis branco e evitar o surgimento de manchas a longo prazo, é necessário tomar cuidado com os produtos de limpeza – que devem ser escolhidos de acordo com o material a ser limpo.

Caso o seu tênis seja de couro, por exemplo, é importante evitar ao máximo usar água e substâncias químicas. Dê preferência a panos úmidos que não tem erro! Já no caso do tênis de tecido, a lavagem pode ser bem mais completa, feita com sabão, detergente, bicarbonato de sódio e diferentes produtos. Quer saber como limpar tênis branco de diferentes materiais sem cometer erros? É só continuar lendo!

Como limpar tênis branco no dia a dia

Caso a ideia seja fazer uma limpeza de tênis mais leve, o ideal é usar poucos produtos. Aqui, a ideia é recorrer a um paninho limpo e levemente umedecido para tirar as sujeiras superficiais. No caso de tênis branco de couro ou de camurça, que são materiais mais delicados, esse é o tipo de limpeza mais indicado.

1. Retire os cadarços e as palmilhas dos tênis.

2. Passe uma flanela umedecida com um pouco de sabão neutro ou detergente por toda a extensão dos dois tênis.

3. Passe um pano seco e limpo para tirar bem o produto.

4. Deixe o tênis branco secar na sombra e prontinho!

Obs.: Você também pode usar um produto específico para limpar couro ou camurça. Vale destacar que também é indicado fazer a hidratação do couro com certa frequência para impedir que o tênis rache ou fique ressecado.

Como lavar tênis branco de tecido sem danificá-lo

Quando se trata de lavar tênis branco de tecido, o processo acaba sendo mais fácil. Isso porque você pode usar água e diferentes produtos de limpeza para remover as sujeiras – ou seja, não existem muitas restrições. Nós preparamos um passo a passo bem simples que dá supercerto:

1. Retire os cadarços e as palmilhas dos tênis.

2. Molhe levemente os tênis na água corrente.

3. Em um recipiente, misture 2 colheres de água, 2 colheres de detergente neutro e 2 colheres de bicarbonato de sódio. Misture até formar uma pasta. Se necessário, adicione mais ingredientes mantendo as proporções.

4. Aplique a pasta direto nos tênis e espalhe com um pano ou esponja. Espere 15 minutos para que o produto atue bem. Passado esse tempo, esfregue com uma escova. Você pode usar uma escova de dentes velha para remover sujeiras pontuais se necessário.

5. Enxágue os tênis na água corrente, esfregando suavemente com a escova. Se necessário, você pode adicionar mais um pouco de detergente neutro em algumas sujeiras e esfregar.

6. Retire todo o produto na água, aperte os tênis suavemente e, então, deixe-os secar em um local arejado e bem iluminado.

Obs.: Caso haja alguma mancha resistente no tênis branco, você pode recorrer a um produto que consegue remover sujeiras profundas, como o tira manchas Qualitá () ou optar pela mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Faça isso antes de lavar os tênis que dá supercerto!

Limpar tênis branco inclui lavar as palmilhas e cadarços

Além de lavar os tênis em si, também é necessário fazer uma limpeza caprichada nas palmilhas e cadarços. Para isso, você pode usar água sanitária e a clássica mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, que é ótima para remover sujeira, cheiros ruins e possíveis manchas.

1. Em um recipiente, despeje 2 litros de água e 2 colheres de sopa de água sanitária. Deixe os cadarços de molho por 20 minutos. Passado esse tempo, esfregue-os com uma escova e os enxágue em seguida. Deixe-os secar no varal. Caso os cadarços sejam coloridos, você deve deixá-los de molho apenas no detergente ou sabão neutro, ok?

2. Misture 250 ml de vinagre branco com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Agite suavemente a solução e, então, borrife diretamente nas palmilhas. Espere 15 minutos, esfregue com uma escova e enxágue em seguida. Para finalizar, lave as palmilhas com um pouco de detergente ou sabão neutro. Enxágue e deixe secar no varal.