Lavanderia

Como limpar tecido impermeável para sofá e outros estofados

Para limpar tecido impermeável para sofá e outros estofados, uma boa dica é fazer uma solução de detergente neutro com água e passar com pano umedecido
Para limpar tecido impermeável para sofá e outros estofados, uma boa dica é fazer uma solução de detergente neutro com água e passar com pano umedecido

Embora sejam mais fáceis de limpar no dia a dia, os tecidos impermeáveis também ficam sujos com o passar do tempo e precisam de cuidados específicos na hora da limpeza. Pensando nisso, nós decidimos separar algumas dicas que vão te ajudar a limpar o sofá e outros estofados impermeabilizados da forma certa, sem correr o risco de danificar o material. Confira a matéria:

Use o aspirador de pó como seu aliado

O aspirador de pó é o melhor aliado para fazer uma limpeza prática no dia a dia. Aqui não tem mistério: tudo o que você precisa é aspirar os sofás, cadeiras, poltronas e outros estofados de tecido impermeável, virando as almofadas para limpar cada cantinho! Assim você elimina de uma vez só a poeira e também acaba tirando os pelos do pet se tiver algum animal de estimação em casa.

Para fazer uma limpeza mais profunda, confira a etiqueta e prepare uma solução de água + detergente

Para não correr o risco de estragar o material, a segunda dica é prestar atenção às letrinhas que aparecem dentro dos círculos das etiquetas - normalmente dividas entre "A", "P ou F", "X", "W" e um círculo vazio que representa a lavagem a seco.

Quando as letras "P ou F" aparecerem, isso significa que o seu sofá só pode ser lavado por profissionais especializados. Ou seja, você já pode descartar a alternativa de fazer uma limpeza mais profunda sozinho!

Mas quando as letras "A", "X" ou "W" estiverem presentes, o cenário é um pouco diferente: a letra "A", por exemplo, indica a possibilidade de lavagem a seco com qualquer tipo de solvente. Já o "X" informa que a lavagem a seco é proibida e não deve ser aplicada no material. E quando a letra "W" aparece, significa que você pode fazer uma limpeza a úmido.

Se o material permitir, basta preparar uma solução de detergente neutro com água e limpar o tecido impermeável com uma flanela úmida ou um pano microfibra. Facílimo né? Mas cuidado! Tente evitar qualquer tipo de solução caseira com outros produtos de limpeza - eles podem acabar removendo o impermeabilizante ou até manchar o sofá definitivamente.

Matérias: Lavanderia

Ver mais