Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar sola de sapato e com que frequência realizar a tarefa
Cuide Bem 12/05/2020

Como limpar sola de sapato e com que frequência realizar a tarefa

Você sabia que limpar a sola do sapato antes de entrar em casa é um hábito de higiene importante? Inclusive, esse é um dos motivos pelo qual nós temos um tapete na porta de entrada. O simples ato de esfregar os sapatos no tapete elimina boa parte da sujeira trazida das ruas, além de contribuir para a higiene da casa. Ainda assim, muitas vezes isso não é suficiente. Para saber como limpar sola de sapato e com que frequência realizar a tarefa, dá uma olhada na matéria!

Para evitar a contaminação de vírus e bactérias, limpe a sola do sapato com água e detergente

O sapato é um dos materiais que você pode (e deve!) limpar com detergente. Passar um pouco produto diluído em água já é o suficiente para deixar a sola do sapato livre de micro-organismos – e, de quebra, evitar a contaminação de vírus e bactérias dentro de casa. Para fazer isso, basta colocar um pouco de detergente (ou sabão líquido) em um balde com água e esfregar a sola do sapato com a ajuda de uma escova. Depois é só deixá-lo secando em uma área aberta e arejada.

Sapatos de tecido devem ser limpos com flanelas ou toalhas umedecidas

Os sapatos de tecidos, tipo alpargata, veludo ou camurça, devem ser limpos de maneira mais cuidadosa para não molhar e danificar o tecido. O ideal é passar uma flanela umedecida com álcool e desinfetante sobre a sola de sapato, pressionando um pano ou uma toalha seca logo em seguida no mesmo local. Na hora de secar ou guardar no armário, dê preferência para os ambientes bem arejados e completamente secos, evitando espaços úmidos.

Água sanitária pode ser uma boa aliada para clarear sola de sapato

Se o seu objetivo for limpar um sapato 100% branco (incluindo a sola), a água sanitária é o produto certo para você. Ela também é um desinfetante poderoso, só que com uma diferença importante: possui boas doses de cloro em sua composição, tornando-se ainda mais forte e eficaz que os desinfetantes comuns. E justamente por isso ela deve ser usada em superfícies brancas que podem ser manchadas ou clareadas sem danificar o material.

No caso da sola de sapato, basta aplicar um pouco do produto com uma escova ou um pano umedecido e esperar agir por alguns minutos. O resultado será um sapato novinho em folha!

Sapatos usados com frequência devem ser limpos pelo menos 1 vez por semana

Nada de entrar em casa com o tênis sujo da rua e largar num cantinho da casa, ok? Essa dica valiosa de muitas mães faz todo o sentido quando você aprende que limpar a sola dos sapatos também é cuidar da higiene da casa.

Para criar o hábito de limpeza, lembre-se que os sapatos que você utiliza com frequência devem ser higienizados na mesma proporção. Ou seja, sempre que usar, tente passar um paninho com desinfetante ou uma toalhinha umedecida. Caso não tenha tempo para isso, a dica é limpar a sola dos sapatos pelo menos 1 vez por semana e organizá-los dentro de um cesto de calçados sujos, para não esquecer de lavá-los.

 

 

 

Veja mais