Lavanderia

Como limpar sapatos brancos de couro e tecido

Escovas são ótimas aliadas para tirar a sujeira do tênis
Escovas são ótimas aliadas para tirar a sujeira do tênis

Tênis, bota, scarpin… por tempos os sapatos brancos foram considerados um crime fashion. Mas não é de hoje que eles foram perdoados e estão super na moda. Porém, não há como negar que eles sujam com muita facilidade. Por isso não é de se espantar que muita gente tenha receio de sair com eles na rua em dias chuvosos, por exemplo. Afinal, uma simples poça d'água pode ser "o fim" do calçado. Mas será que realmente é preciso tanto cuidado? Existem formas caseiras e muito práticas de limpar o sapato branco e deixar ele com carinha de novo. Assim, você vai poder usar à vontade sem ter que se preocupar com a sujeira. Duvida? Então dá uma olhada nas nossas dicas:

Bicarbonato de sódio com detergente é solução prática para sujeiras em geral

Se você não faz ideia de como limpar alguma coisa, saiba que o bicarbonato de sódio provavelmente é uma das soluções possíveis para deixar seja lá o que for com cara de novo. No caso dos sapatos brancos não é diferente, já que esse pode ser o ingrediente principal de uma solução para deixá-los brilhando.

A melhor parte é que ela é bem fácil de fazer: basta preparar uma mistura com água, bicarbonato de sódio e detergente líquido neutro. A proporção é de aproximadamente 1 colher de sopa de cada um, mas você pode variar caso sinta necessidade. Depois que a essa pasta estiver bem homogênea, é só aplicá-la no seu tênis.

A partir daí existem duas possibilidades: esfregar com uma escova grande ou com uma escova de dentes. Se o tecido do sapato for mais grosso - como lona - talvez valha a pena aproveitar aquelas com cerdas grossas, já se o calçado for delicado - como pelica - nem é preciso pensar duas vezes: use apenas uma escova menor, preferencialmente com cerdas mais macias. Agora é só esfregar bem na área suja e depois remover tudo com água. Você vai perceber a diferença entre o antes e o depois rapidinho.

Vinagre é usado para tirar amarelados de tecidos em geral

Outra dica que funciona muito bem é usar vinagre, preferencialmente o de maçã, que é claro e não mancha - o que pode ocorrer com os feitos com vinho tinto. O ingrediente é outro coringa quando se trata de limpeza, indicado também para tirar manchas amarelas de roupas. Por isso, não é de se estranhar que ele faça parte de uma receita caseira para deixar o sapato branco com cara de novo. Aqui você pode misturá-lo com sabão em pó ou mesmo bicarbonato de sódio, já que os dois ingredientes funcionam muito bem na limpeza. Aliás, deixar cadarços de tênis de molho nessa mistura é uma ótima ideia! Depois é só enxaguar bem.

Em relação ao sapato em si, a dica é a mesma: deixe de molho na solução. Não é preciso jogar o vinagre todo em um balde! Pode aplicar a mistura no sapato e deixar um tempinho até fazer efeito. Depois é só esfregar com uma escova até tudo ficar bem limpo. Em seguida, enxágue tudo e tire o excesso de água com um pano seco limpo.

Água sanitária é boa para limpar solas emborrachadas

Se a água sanitária é famosa por deixar tudo branco, ela é ideal para limpar os sapatos dessa cor, certo? Sim e não. Afinal, ela vai realmente tirar qualquer cor que o seu sapato pudesse ter, então mesmo pequenos detalhes em outra cor - que você talvez nem lembre que estão lá - vão ficar brancos. Se isso não te incomoda, ou se o seu sapato é 100% branco, o alvejante é, de fato, uma ótima solução. Ainda assim, o ideal é usar esse tipo de solvente, mesmo que diluído em água, para limpar a parte emborrachada do tênis - ou de qualquer outro sapato que tenha a sola assim.

Para limpar sapato branco de couro use pasta de dente

Por mais estranho que pareça, o melhor truque para limpar sapato de couro branco é usar pasta de dente! É claro que aqui estamos falando das que também são completamente brancas, e que não possuem mais nenhuma cor - diferente das infantis.

Limpe o sapato com um um pano úmido para tirar o excesso de sujeira. Em seguida, coloque uma pequena quantidade de pasta de dente nos pontos mais sujos e esfregue a área com uma escova de dentes. Depois, tire tudo com um pouco de água, seque com um pano seco e pronto! Essa dica é ótima para tirar manchas mais profundas que não costumam sair com facilidade, e também pode ser usada em sapatos de tecido.

Matérias: Lavanderia

Ver mais