Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar sapato de verniz por dentro e por fora: o passo a passo para você não errar nessa tarefa
Cuide Bem 04/07/2019

Como limpar sapato de verniz por dentro e por fora: o passo a passo para você não errar nessa tarefa

Sapatos de verniz são peças incríveis para ter no armário, não é mesmo? Eles dão um toque especial na roupa e chamam a atenção por onde passam com o seu brilho. O problema é que, como qualquer outro calçado, eles podem acabar perdendo o brilho com o tempo, manchando e até riscando. Para prolongar a vida útil dos seus, existem algumas dicas bem simples que você pode adotar para garantir que eles vão continuar com o visual que nós amamos!

Aprenda o passo a passo de como limpar o seu sapato de verniz

A boa notícia é que limpar sapato de verniz é um problema que pode ser resolvido com produtos fáceis de encontrar e que algumas pessoas já até têm em casa. Um dos mais utilizados é o óleo mineral, conhecido pelo seu poder de hidratação. Ele também é ótimo para remover os riscos e pequenas manchas.

1. Comece passando um pano macio seco (pode ser de algodão, de camurça ou uma flanela) para tirar a poeira e a sujeira mais superficial. Nesse passo, passe o pano também do lado de dentro alcançando todos os cantinhos.

2. Aplique um pouco de óleo mineral em um pano limpo – é importante nunca colocar o produto diretamente no sapato de verniz – e passe sobre o sapato com movimentos leves porque eles podem riscar com facilidade.

3. Para alcançar locais mais difíceis, como as costuras, você pode usar uma escovinha com cuidado. Assim, não vai sobrar nenhum cantinho sujo!

4. Deixe o óleo mineral descansar e assentar no sapato por, mais ou menos, 20 minutos.

5. Para finalizar, pegue outro pano limpo para retirar o produto e fazer um polimento. Você pode repetir o processo se achar que há necessidade.

Vaselina ajuda a recuperar o brilho e impedir que os sapatos rachem

Para dar adeus à opacidade e recuperar o brilho do seu sapato de verniz, uma ótima dica é usar vaselina! Esse é um truque bem simples e rápido: é só colocar um pouquinho de vaselina em algodão e ir passando pela superfície do sapato — é importante sempre usar algo bem macio para não riscar. Deixe a vaselina agir por alguns minutos e depois passe um pano limpo para retirar o produto. Outro ponto positivo da vaselina é que ela deixa o material flexível, evitando possíveis rachaduras.

Prolongue a vida útil do seu sapato de verniz com esses cuidados extras

Depois de limpar os seus sapatos de verniz, a última coisa que a gente quer é que eles acabem sujando de novo, né? Para isso, existem algumas dicas bem simples que vão te ajudar muito a preservá-los. Sempre limpe com um pano seco e macio antes de devolver para o armário e, na hora que for guardar, coloque-os em sacos protetores de plástico próprios para sapato ou dentro de meias de seda. Assim, eles não vão ficar encostando em outros pares de sapato e as chances de manchar, descascar ou riscar vão ser menores.

Veja mais