Lavanderia

Como limpar sapatilha de ponta de ballet

Para limpar sapatilha de ponta de ballet, evite o excesso de água, use panos e escovas macias e recorra ao detergente neutro
Para limpar sapatilha de ponta de ballet, evite o excesso de água, use panos e escovas macias e recorra ao detergente neutro

A sapatilha de ponta é um item essencial para quem pratica ballet. Embora não seja muito conhecido, o processo de fabricação do acessório é quase todo feito à mão, usando camadas de cola, tecido e papelão na estrutura da ponta e uma cobertura de cetim e couro na finalização. Por isso, na hora da limpeza, é muito importante tomar alguns cuidados para não estragá-la. E para te ajudar nessa tarefa, nós separamos as melhores dicas de como limpar sapatilha de ponta de ballet! Dá uma olhada na matéria:

Na hora de limpar sapatilha de ponta de ballet, evite o excesso de água

Para preservar o material da sapatilha de ponta de ballet, esqueça aquele primeiro impulso de recorrer à água sempre que se trata de limpeza. Na maioria dos casos, o que esse acessório realmente precisa é de um paninho levemente umedecido e um sabão neutro e incolor. Afinal, ao contrário do que muitos acreditam, encharcar o material vai fazer com que a ponta da sapatilha se desgaste facilmente ao longo do tempo. E não é disso que a gente precisa!

Para limpar sapatilha de ponta de cetim, use uma escova e um pouco de detergente neutro

Por ser feita de uma mistura de seda + lã, a sapatilha de ponta de cetim é a mais delicada de todos os tipos. Por isso, nesse caso, o ideal é recorrer a uma escova macia (ou uma escova de dentes velha) e umedecê-la levemente com água, adicionando um pouco de detergente neutro (ou sabão líquido neutro). Feito isso, basta escovar todas as partes do sapato delicadamente e secar com um pano úmido (não encharcado) para tirar a sujeira. Após a limpeza, deixe a sapatilha arejando no varal ou na sombra antes de guardá-la.

Obs.: Para não correr o risco de molhar a ponta, uma boa dica é proteger a estrutura com um pouco de fita crepe logo após limpá-la e, assim, terminar de escovar a sapatilha.

Ao limpar a sapatilha de ponta de couro, escove o acessório com detergente neutro ou um produto próprio para couro

A limpeza da sapatilha de ponta de couro é bem similar à de cetim: basta escovar o acessório delicadamente com detergente neutro ou optar por um produto próprio para a limpeza de couro. Depois, é só secar com um pano úmido e deixar arejando na sombra.

Se a sapatilha de ponta estiver manchada, recorra ao bicarbonato de sódio

Para tirar as manchas mais escuras da sapatilha de ponta, misture um pouco de bicarbonato com água até formar uma pasta e esfregue o acessório delicadamente com um pano macio, deixando agir de um dia para o outro. Depois, é só tirar o resíduo com um pano limpo na manhã seguinte e deixar a sapatilha arejando na sombra antes de guardá-la.

Matérias: Lavanderia

Ver mais