Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar sandália de corda sem danificar ou desgastar o material
Cuide Bem 07/07/2020

Como limpar sandália de corda sem danificar ou desgastar o material

Nem todos os calçados podem ser limpos da mesma maneira, não é mesmo? Afinal, tudo depende do tipo de material – tênis ou botas de couro, por exemplo, podem ser limpos com uma flanela macia e umedecida com um pouco de hidratante, quando necessário. Mas você já parou para pensar em como limpar aquelas sandálias de corda? Esse tipo de calçado costuma ser mais difícil de lavar no dia a dia. Afinal, caso você use os produtos errados ou esfregue com muita força, a parte trançada (feita de corda) pode acabar se desgastando com o tempo. Para te ajudar, nós separamos dicas de como limpar sandália de corda sem desgastar o material. Confira!

Faça uma limpeza frequente com uma flanela levemente umedecida

Para evitar que a sandália de corda acumule sujeiras e manchas com o tempo, é muito importante que você crie o hábito de passar um pano levemente umedecido sempre que voltar da rua. Use uma flanela macia, de preferência, seguindo o sentido da corda – assim, você evita que ela solte fiapos ou fique desgastada.

Misture água com sabão de coco e esfregue com uma escova de dentes velha

Quem nunca pisou em uma poça e acabou sujando o sapato mais do que deveria? Quando isso acontece com sandálias de corda é muito importante tomar alguns cuidados específicos. Vale destacar que esse tipo de calçado é mais frágil e não pode ser lavado como tênis e outros sapatos de tecido (que podem, inclusive, ser colocados na máquina de lavar, dependendo do caso).

Para limpar a sandália de corda mais profundamente, remover manchas de óleo, graxa e outras sujeiras, a principal dica é preparar uma solução de água com sabão de coco líquido. Agite um pouco a solução e, em seguida, use uma escova de dentes velha com cerdas macias para esfregar melhor as cordas, seguindo o sentido em que elas estão.

Você também pode usar a mesma solução para esfregar as partes de tecido da sandália (que não são feitas de corda). Apenas lembre-se de não colocar a sandália debaixo de água corrente, pois a corda pode acabar se desfazendo com o tempo. O ideal é que você molhe a escova de dentes na solução e, depois, esfregue na sandália. Para finalizar, deixe o calçado secando na sombra – em um local arejado – por algumas horas e prontinho!

Use a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio para remover manchas mais difíceis

Caso haja alguma mancha persistente na sandália de corda, a nossa sugestão é preparar a clássica misturinha de vinagre branco com bicarbonato de sódio. Assim, você consegue não apenas remover sujeiras mais profundas, mas também desinfetar a sandália. O ideal é que você aplique essa mistura apenas no local da mancha – esfregue com uma escova de dentes velha e espere cerca de 30 minutos. Depois, você pode usar a mesma solução de sabão com água para limpar a corda, usando a mesma escova para esfregar de leve. Não tem erro!

Obs.: É importante destacar que o mais indicado é evitar ao máximo molhar a sandália de corda. Por isso, na hora que for usar a solução de água com sabão o ideal é molhar a escova de dentes e depois esfregar com suavidade. Seguindo essas dicas, pode apostar que fica mais fácil manter a sandália bonita e bem limpa a longo prazo.

Veja mais