Limpeza

Como limpar rejunte encardido e deixar banheiro e cozinha com uma nova cara

Uma ótima forma de reaproveitar a escova de dentes velha é utilizando-a na limpeza de rejuntes
Uma ótima forma de reaproveitar a escova de dentes velha é utilizando-a na limpeza de rejuntes

É sempre gratificante receber elogios pela aparência da casa, não é? Fora que acordar todos os dias num ambiente limpinho e agradável não tem preço. Mas, para deixar a sua casa realmente impecável, você precisa dar um "trato" no rejunte do piso de vez em quando - seja o do banheiro, cozinha ou da sala. Eles costumam ficar encardidos com o tempo e normalmente são um dos cantinhos mais esquecidos na hora da faxina. Dá uma lida na matéria para conferir as melhores dicas de limpeza sobre o assunto!

Limpe o rejunte da cozinha com bicarbonato de sódio, vinagre e desengordurante

Para deixar o piso da cozinha novinho em folha novamente, o passo a passo é bem simples. Comece despejando um "fio" de desengordurante sobre o rejunte e aguarde 5 minutinhos para que as partículas de gordura desgrudem. Passado esse tempo, retire o produto com um pano seco e parta para a próxima etapa.

Esse é o momento de uma das misturas mais eficazes: vinagre de vinho de branco + bicarbonato de sódio e um pouquinho de água de morna. Basta misturar os três ingredientes em um recipiente, aplicá-los sobre o rejunte com a ajuda de uma escova de dentes velha (essa é uma das formas de reaproveitá-la) e esperar agir por 3 minutos. Depois, retire a mistura com um pano umedecido ou enxágue o piso normalmente.

Obs.: Essa combinação funciona em pisos de pastilha, porcelanato, azulejo, placas e alguns outros tipos. Mas, por via das dúvidas, não a utilize sobre cerâmica e madeira. Nesse caso, opte por desinfetantes, alvejantes e produtos de limpeza que você pode dar uma olhadinha no rótulo para ter certeza que não vão manchar o seu piso.

Para limpar o rejunte do banheiro, utilize vinagre de álcool e alvejante

O piso do banheiro costuma ser menos gorduroso e um pouquinho mais fácil de limpar. Mesmo assim, ele tende ser cheio de germes e micro-organismos. Por isso, os mais encardidos necessitam de desinfetante mais forte em alguns momentos.

Para limpá-lo, passe um pouco de vinagre de álcool no rejunte, deixe agir por alguns minutos (só não permita, em hipótese alguma, que ele seque junto com a superfície) e depois esfregue o local com uma esponja de limpeza.

Se a sujeira ainda estiver incrustada, utilize o alvejante de limão (da mesma forma que o vinagre) para finalizar a limpeza. Por fim, é só passar um pano úmido sobre o piso e nas frestinhas do rejunte, deixando-o secar naturalmente.

Importante: crie uma rotina de limpeza

No fim, o mais importante é criar hábitos de limpeza, mantendo a casa limpa por mais tempo e, assim, não deixando o piso ficar encardido. Afinal, fazendo uma faxina simples de tempos em tempos você não vai precisar se preocupar com o acúmulo de sujeira.

Ah, e não utilize produtos muito ácidos e agressivos para limpar rejuntes. Acetona, água sanitária, soda cáustica, sabão em pó, ceras e produtos com extra brilho, escovas abrasivas e palhas de aço são alguns deles - então fique atento!

Matérias: Limpeza

Ver mais