Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 07/10/2020

Como limpar plástico amarelado com truques fáceis

Você já deve ter reparado que a maioria dos produtos de plásticos adquirem uma cor amarelada com o passar do tempo, principalmente aqueles que são mais transparentes. Isso acontece devido à sensibilidade que o material possui ao calor e à luz do sol, fazendo com que potes, capinhas de celular, eletrodomésticos e vários outros produtos fiquem amarelados. A boa notícia é que você pode resolver esse problema com alguns truques de limpeza bem simples. Para saber como limpar plásticos amarelados de forma fácil e rápida, dá uma olhada na matéria!

Como tirar amarelado de eletrodoméstico que possui partes plásticas

Se você tem alguma geladeira, ventilador, ar condicionado ou qualquer outro eletrodoméstico amarelado em casa, um bom truque de limpeza para deixar o aparelho novo em folha é recorrer à água oxigenada volume 40 (aquela usada para clarear os tons de cabelo). Para fazer isso, tudo o que você precisa é aplicar o produto sobre as manchas amareladas com a ajuda do lado macio de uma esponja levemente umedecida.

Primeiro, esfregue a água oxigenada por toda a  área afetada deixando agir por 10 minutos. Repita o mesmo procedimento por mais 2 vezes (totalizando 30 minutos) e limpe a superfície com um pano úmido + algumas gotas de detergente para tirar o produto.

Truque com detergente, água morna e papel toalha pode ajudar a tirar o amarelado de potes de plástico

Uma forma rápida e fácil de tirar manchas de potes de plástico sem precisar usar produtos mais específicos é fazer o truque da solução de detergente com água morna e uma folha de de papel toalha. Funciona da seguinte maneira: primeiro, você deve despejar um pouco de detergente dentro pote e cobrir com água morna. Em seguida, acrescente 1 folha de papel toalha cortada em pedacinhos menores e tampe.

É aí que vem o pulo do gato: depois de colocar o papel e tampar o recipiente, você precisa sacudi-lo com vigor por aproximadamente 60 a 90 segundos, destampar o pote logo em seguida e lavar com água corrente. A dica funciona muito bem para remover manchinhas mais superficiais!

Para clarear potes de plástico por completo, você também pode apostar no bicarbonato de sódio

Além de suas utilidades na cozinha e na limpeza da casa, o bicarbonato de sódio também pode ser um bom aliado para limpar potes de plástico amarelados. A dica, nesse caso, é misturar 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio com mais ou menos 2 colheres (sopa) de água fria até formar uma pastinha. Basta preparar a solução, esfregar essa mistura nas partes manchadas e deixar secar. Depois, é só lavar o pote normalmente (com detergente e uma esponjinha) e avaliar o resultado!

Para potencializar as propriedades do bicarbonato e tirar as manchas com ainda mais facilidade, outra boa sugestão é mergulhar o pote em um recipiente com água sanitária diluída depois que você já tiver passado o produto. Basta deixá-lo de molho nessa solução por algumas horas e, depois, lavar normalmente.

Obs.: A mistura de bicarbonato de sódio com água também pode ajudar a limpar talheres amarelados – basta seguir o mesmo procedimento e não usar água sanitária.

Para limpar capinhas de celular de plástico e remover manchas amarelas, use álcool, limpador multiuso ou bicarbonato de sódio

As capinhas de celular (principalmente as brancas ou transparentes) de plástico são mais uma das superfícies que acabam ficando amareladas com o passar do tempo. A boa notícia é que com um pouco de álcool (ou algum limpador multiuso) é possível remover manchas superficiais sem precisar fazer muito esforço. Basta passar o produto com uma esponjinha (esfregando as áreas mais afetadas) e, depois, enxaguar. 

Caso a capinha esteja com uma cor amarelada mais encardida, o truque é recorrer a mesma mistura de bicarbonato com água descrita na dica anterior. Aplique a mistura por toda a capinha, espere agir por pelo menos 1 hora e esfregue bem para depois enxaguar.

Veja mais