Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar plantas artificiais
Meu Lar 20/05/2021

Como limpar plantas artificiais

Saber como limpar plantas artificiais é muito importante para manter a beleza e a higiene do ambiente. Apesar de serem feitas de silicone, seda ou poliéster, as flores decorativas exigem certos cuidados para terem uma boa durabilidade. A boa notícia é que há formas simples e eficazes de remover poeira e manchas das suas folhas usando materiais superacessíveis. Se você aprecia arranjos de flores decorativas para casa ou simplesmente gosta de ter um cantinho com mais cara de jardim, veja as dicas que trouxemos de como lavar plantas artificiais!

Para a limpeza de plantas artificiais, água e sabão são ótimos aliados

A dupla clássica da limpeza ataca novamente! Sim, água e sabão são ótimas opções para limpar plantas artificiais. Por estarem sempre expostas às substâncias que circulam pelo ar, as folhas costumam acumular muita gordura e poeira e, por isso, acabam manchadas quando não são lavadas regularmente.

Você pode usar um pano úmido com sabão neutro para tirar as sujeiras superficiais das folhas e flores. O ideal é utilizar um tecido que não seja áspero para não danificar a estrutura das plantas. Em alguns casos, inclusive, é possível lavar as folhas diretamente com água corrente. Para isso, é preciso secar completamente o material e deixá-lo descansar em lugar ventilado, fora do sol. Se a sua planta tem um vaso fixo, tome cuidado para não molhar a estrutura interna, pois isso pode gerar mofo.

Já se preferir optar por um processo mais prático para encaixar com uma faxina rápida, basta passar um espanador ou pincel nas plantas. A poeira vai sair com maior facilidade e vai te poupar trabalho!

Vinagre remove manchas profundas das folhas

Apenas o uso da água com sabão pode não ser suficiente para a limpeza das plantas devido ao grande acúmulo de poeira. Por isso, saiba que o vinagre de álcool é um facilitador deste processo! A elevada concentração de ácido acético na composição do ingrediente auxilia na higienização profunda das folhas e flores, já que esta substância tem ativos desengordurantes e desinfetantes não tóxicos. O vinagre também inibe o crescimento de fungos e bactérias e elimina odores desagradáveis.

Para lavar as plantas artificiais, faça uma pequena mistura de água com vinagre e, com um pano úmido, limpe as folhas. Você também pode utilizar um borrifador e espirrar pequenas quantidades da mistura na planta. Após remover as sujeiras, é importante secar bem e remover todo o líquido para não danificar as flores.

Lustra móveis também ajuda a limpar plantas artificiais

Se você quiser embelezar ainda mais a decoração da casa, você pode usar um lustra móveis para dar brilho às plantas, além de deixá-las com um cheiro agradável. Use um pano não áspero para espalhar completamente. Isto criará uma capa brilhosa para as flores, dando um aspecto mais natural e vívido para suas plantas. Tenha apenas cuidado para não despejar a substância em excesso e danificar o material. Passe em pequenas quantidades, mas com regularidade. Assim, seus arranjos vão estar sempre bonitos e brilhantes.