Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar piso laminado e deixar a superfície brilhando
Meu Lar 05/03/2020

Como limpar piso laminado e deixar a superfície brilhando

Constituído por lâminas de madeira (que podem ter diferentes cores, tamanhos e texturas), o piso laminado é conhecido por ser uma opção antialérgica – afinal, ele não acumula poeiras e é bem fácil de limpar no dia a dia. No entanto, ele demanda certos cuidados na hora da lavagem e não pode entrar em contato com alguns produtos. Para te ajudar a limpar piso laminado da melhor maneira possível, nós preparamos um tutorial bem simples, com todas as dicas necessárias. Pode apostar que o chão fica brilhando no final!

Comece tirando a poeira com uma vassoura de cerdas macias

A primeira coisa que você precisa fazer é realizar uma limpeza superficial do piso. Para isso, a nossa sugestão é usar uma vassoura de cerdas macias – assim, você remove toda a poeira sem arranhar a superfície. O ideal é que você varra na direção das réguas, para também limpar melhor as interseções entre as lâminas. Assim não tem erro!

Caso você queira remover a poeira de forma mais rápida, outra dica interessante é recorrer ao aspirador de pó. Neste caso, coloque uma pecinha com cerdas macias na ponta da mangueira de sucção (que serve justamente para limpar superfícies sensíveis) e, então, passe em todo o piso. Assim, você consegue remover as sujeiras sem arranhar as lâminas. Bem prático, né?

Utilize um limpa piso de madeira e evite usar água

O segredo para não danificar superfícies de madeira é sempre evitar o uso de água e, de preferência, recorrer a produtos específicos para realizar a limpeza. Caso você use soluções com muita água – ou panos muito úmidos -, por exemplo, as lâminas podem ficar manchadas e, com o tempo, soltarem da estrutura. Por isso, é muito importante usar apenas produtos específicos.

Para realizar uma limpeza caprichada do piso laminado – que deve ser feita, de preferência, uma vez por semana – a nossa dica é aplicar um limpa piso de madeira diretamente em um pano limpo seco ou levemente umedecido. Depois, com a ajuda de um rodo, esfregue o pano por todo o piso, seguindo a direção das lâminas.

A melhor parte de usar um limpador específico para piso laminado é que, assim, as lâminas ficam devidamente limpas e brilhantes por mais tempo. Além disso, esse tipo de produto costuma ter secagem rápida – ou seja, você não precisa se preocupar em passar um pano depois para tirar o excesso de líquido.

Em último caso, use uma solução de água com detergente neutro

Caso você não tenha um limpador específico para piso laminado, a nossa sugestão é recorrer à solução de água com detergente neutro. No entanto, é necessário tomar cuidado para não danificar a madeira. Comece preparando a mistura em um balde – basta colocar cerca de 2 litros de água e ir adicionando detergente usando o bom senso. Agite com as mãos até formar espuma e prontinho!

Depois, mergulhe um pano de chão ou um mop na solução (para que ele absorva o produto) e, então, torça bem para tirar o excesso de líquido. O ideal é que você deixe o pano apenas levemente umedecido para esfregar no piso. Afinal, lembre-se de que o contato com a água, a longo prazo, pode danificar as lâminas, ok? No final, se julgar necessário, passe um pano seco para remover o excesso de água. Pode apostar que o piso fica bem limpo!

Veja mais