Limpeza

Como limpar pincel de tinta seca ou úmida

Para limpar pincel de tinta é necessário usar uma solução de água quente com detergente e, depois, enxaguar bem as cerdas
Para limpar pincel de tinta é necessário usar uma solução de água quente com detergente e, depois, enxaguar bem as cerdas

Para fazer trabalhos manuais, como pintar móveis, vasos de cerâmica ou telas de pintura, é necessário usar alguns materiais de construção - pincéis de diferentes tipos, rolos, tintas e vernizes, por exemplo. No entanto, para conservar bem os utensílios após o uso, é muito importante saber como limpá-los e armazená-los de forma correta. Aqui, nós separamos dicas de como limpar pincel de tinta seca ou úmida usando basicamente detergente neutro, água quente e outros produtos de limpeza simples que facilitam a tarefa. Confira!

Como limpar pincel de tinta úmida?

Caso você tenha acabado de usar o pincel (e a tinta ainda esteja bem fresca), o processo de lavagem será bem simples. Para começar, enxágue as cerdas na água corrente, esfregando suavemente com os dedos para tirar o excesso de produto. Em seguida, siga o nosso passo a passo:

1. Use uma solução de água quente com detergente

Encha um copo com água quente, adicione um pouco de detergente, mergulhe os pincéis e aperte-os contra o fundo do copo (para soltar mais da tinta presa nas cerdas). Depois, espere 5 minutos para que a água quente atue mais sobre as cerdas.

2. Massageie as cerdas com os dedos

Após deixar os pincéis de molho, massageie as cerdas com os dedos e, se necessário, esfregue-os contra uma esponja com detergente. Após essa etapa da limpeza, uma boa dica é deslizar o pincel sobre um papel toalha para garantir que não esteja saindo mais tinta.

3. Enxague os pincéis e seque-os em um pano

Para finalizar, enxágue os pincéis na água corrente e, caso os cabos estejam sujos, use uma esponja com detergente para esfregar. Lembre-se também de limpar as cerdas internas, ok? Em seguida, deixe os pincéis em pé, para que as cerdas sequem bem, ou então use um papel toalha ou pano comum para secar os itens na hora. Prontinho!

Obs.: Caso a tinta não seja feita à base de água - mas sim de verniz ou óleo, por exemplo -, será necessário usar um tipo de solvente antes da lavagem para que as cerdas fiquem realmente bem limpas. Aplique o solvente nas cerdas, esfregue-as e, depois, é só fazer a limpeza com água e detergente.

Como limpar pincel de tinta seca?

Quando a tinta seca e os pincéis ficam duros, é necessário recorrer a alguns truques para amolecer as cerdas. Para isso, é bastante indicado usar vinagre ou até mesmo água fervente, que facilitam bastante esse processo de limpeza.

1. Deixe os pincéis de molho no vinagre

Para começar, coloque um pouco de vinagre em um copo, mergulhe os pincéis e deixe-os por cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, pressione-os contra o fundo do copo, para garantir que as cerdas estão amolecidas.

2. Transfira-os para um copo com água quente

Após deixar os pincéis de molho no vinagre, o ideal é transferi-los para uma solução de água quente com detergente. Deixe-os de molho por mais 5 minutos e, então, pressione-os contra o fundo do recipiente para começar a soltar a tinta. Repita esse processo até que o pincel fique mais limpo.

3. Massageie as cerdas e enxágue-as

Para fazer uma limpeza mais caprichada, massageie o pincel com os dedos (dando atenção às cerdas internas) e, em seguida, enxágue-as para tirar o produto. Por fim, deslize o pincel em um papel toalha ou guardanapo, para garantir que não esteja saindo mais tinta, e seque tudo com um pano ou toalha macia. Bem simples, né?

Matérias: Limpeza

Ver mais