Limpeza

Como limpar panela de cerâmica e quais cuidados ter com esse tipo de material

Para limpar panela de cerâmica, e mantê-la bem preservada no dia a dia, você deve usar água morna, detergente, esponja macia e evitar o uso de talheres de metal (que podem arranhar o utensílio)
Para limpar panela de cerâmica, e mantê-la bem preservada no dia a dia, você deve usar água morna, detergente, esponja macia e evitar o uso de talheres de metal (que podem arranhar o utensílio)

Tomar os devidos cuidados e usar os produtos certos na lavagem é fundamental para conservar bem as panelas da casa. É muito importante, por exemplo, levar em conta o tipo de material dos utensílios para, assim, não cometer erros na limpeza (como usar palha de aço em superfícies de alumínio, por exemplo). Aqui, nós separamos dicas de como limpar panela de cerâmica de formas simples, com os produtos certos para remover todas as gorduras e possíveis manchas. Confira!

Use água morna, esponja macia e detergente para a lavagem diária

Para fazer a lavagem diária das panelas de cerâmica, basta usar água morna, o lado macia da esponja e um pouco de detergente. É muito importante que você evite usar o lado áspero da esponja - pois a palha de aço acaba arranhando e desgastando a superfície de cerâmica alongo prazo.

Utilize água quente para soltar as gorduras

Caso haja alguma gordura impregnada na panela que esteja difícil de sair apenas com a água morna e o detergente, a nossa sugestão é deixar o utensílio de molho na água quente com, mais uma vez, um pouco de detergente. A temperatura elevada da água faz com que óleos, restos de manteiga e outras gorduras soltem com facilidade da superfície de cerâmica. Depois, basta realizar a lavagem normalmente com uma esponja macia e detergente, enxaguar e, então, deixar no escorredor.

Para remover manchas, use vinagre branco com bicarbonato de sódio

Em alguns casos, a panela de cerâmica pode acabar adquirindo algumas manchas a longo prazo (por conta de algum alimento que queimou ou ingrediente que tenha impregnado). A boa notícia é que existe um jeito simples de remover qualquer tipo de mancha da cerâmica - basta recorrer à solução de vinagre com bicarbonato de sódio. Coloque 1 xícara (240 ml) de água, ½ xícara (120 ml) de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio dentro da panela. Espere 30 minutos, esfregue com o lado macio da esponja - para garantir que a mancha saiu bem - e, então, lave a panela normalmente, com água e detergente.

Evite usar talheres de metal (que arranham a cerâmica) e não use produtos abrasivos na limpeza

Para preservar a panela, é muito importante que você evite usar talheres - como garfos, colheres e facas de metal - que possam arranhar a superfície de cerâmica. Na hora de cozinhar, por exemplo, dê preferência à colher de pau e à espátula pão duro (que são as mais indicadas para usar com utensílios de cerâmica, pois não arranham a superfície).

Vale destacar que também é necessário evitar alguns produtos de limpeza, como os abrasivos (álcool e água sanitária, por exemplo) e a palha de aço - que é indicada para arear panelas de ferro. Caso seja necessário fazer uma limpeza mais profunda no utensílio, a nossa sugestão é recorrer apenas ao vinagre e bicarbonato de sódio.

Matérias: Limpeza

Ver mais