Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar o mousepad sem danificá-lo
Meu Lar 26/07/2021

Como limpar o mousepad sem danificá-lo

Saber como limpar mousepad é uma habilidade muito importante para quem trabalha de casa. Seja no desktop ou com o notebook, o escritório se tornou um ambiente muito importante, principalmente durante a pandemia. O home office, que era uma modalidade pouco aproveitada no Brasil, ganhou muita força e continua crescendo nacionalmente e também mundo afora. Por ser um espaço no qual estamos sempre presentes, o acúmulo de sujeiras na mesa de trabalho tende a aumentar e a higiene do local precisa ser constante e minuciosa! Veja agora o passo a passo para lavar mousepad sem dificuldades.

1. Identifique o material do mousepad

Os tipos de materiais usados para fazer mousepad são variáveis. Eles podem ser feitos de plástico, borracha, silicone ou tecido (microfibra, fibra entrelaçada, nylon, entre outros). É importante identificar qual o tipo de material o seu mousepad possui para não danificar o tapete durante o processo de limpeza.

Atenção! Se o seu produto possui uma película protetora, seja de tecido ou mesmo de plástico, é fundamental tomar cuidado ao manusear e lavar o mousepad. Algumas películas são bem finas ou sensíveis e descascam ou descolam com extrema facilidade. A ausência dessa “capa protetora” pode comprometer a usabilidade do mousepad.

2. Molhe o item em água corrente e esfregue com detergente ou sabão neutro

A maioria dos materiais usados para mousepads suportam bem a limpeza com água. Então, molhe o objeto em uma torneira para retirar a poeira superficial com a correnteza. Com o auxílio de um pano de limpeza limpo e úmido, esfregue o detergente ou sabão neutro em movimentos circulares para limpar todos os resíduos da peça. Você também pode esfregar diretamente com as mãos ou usar o lado liso de um esponja para facilitar a higienização.

3. Enxágue o mousepad para remover o sabão da peça

Após esfregar completamente o mousepad, é importante remover todos os resíduos de produtos presentes no objeto. A presença dos químicos a longo prazo pode comprometer a estrutura funcional do produto. Por isso, enxágue bem até que a água saia completamente transparente e deixe o líquido escorrer.

4. Tire o excesso de água com um pano e deixe secar naturalmente

Para tirar o excesso de água do mousepad, você deve pressioná-lo contra uma superfície plana. Assim, você não precisa torcer o item e não o danifica. Caso seu mousepad não acumule muito líquido, apenas seque-o superficialmente com um pano limpo ou papel toalha. Por fim, deixe-o secar naturalmente em local arejado e bem iluminado.

Atenção! Tome cuidado com os tipos acolchoados, porque eles podem acumular água e gerar mofo. Por exemplo, se você possui um mousepad com apoio para pulso acolchoado, certifique-se de deixá-lo secar completamente em local arejado e iluminado. Por ser uma região mais espessa, o líquido tende a demorar mais tempo para evaporar completamente.

Dica bônus: como limpar mousepad gamer com conectividade

Para os gamers que possuem um mousepad com conectividade, o processo de limpeza deve ser cauteloso. Como não é possível lavá-lo com água, use um pano liso e limpo com álcool de limpeza para retirar a sujeira superficial do item e higienizá-lo. Apesar de o álcool evaporar naturalmente, passe um pano liso e seco para remover os resíduos que ficarem. Prontinho!