Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar o exaustor da casa sem complicações
Meu Lar 13/02/2019

Como limpar o exaustor da casa sem complicações

Quando se trata de limpar a cozinha, não adianta apenas lavar os pisos, azulejos e bancadas. De vez em quando, também é importante fazer uma limpeza profunda nos móveis e, principalmente, nos equipamentos que usamos com frequência. Os exaustores, por exemplo, ficam em contato direto com as gorduras e fumaças do meio – sendo responsáveis por garantir a circulação de ar na cozinha. Para te ajudar, a gente vai ensinar a limpar o exaustor tradicional (que parece um ventilador) em um passo a passo supersimples. Quer aprender? É só continuar lendo!

Misturinha vinagre + bicarbonato de sódio ajuda na limpeza

Com certeza você já ouviu falar da combinação milagrosa vinagre + bicarbonato de sal, que pode ser usada para limpar muita coisa na casa. O grande diferencial dessa misturinha é que ela possui um pH baixo – por isso, além de funcionar como desengordurante natural, também é ótima para eliminar bactérias e outros microrganismos. Uma boa dica é preparar uma solução com 1 litro de água, 500 ml de vinagre e uma colher de sopa bem cheia de bicarbonato. Com essa mistura, você pode limpar todas as peças do exaustor e também os eletrodomésticos – como o cooktop e a coifa – e até os azulejos e rejuntes da parede. Basta usar uma esponja, pano, escova com cerdas macias ou uma flanela para esfregar.

Desengordurante tradicional remove restos de comida e gorduras

Além da solução caseira com vinagre e bicarbonato, você também pode recorrer a alguns produtinhos já prontos. O desengordurante tradicional (vulgo, detergente), por exemplo, é a alternativa perfeita para remover os restos de comida e gorduras que ficam presos no exaustor. Neste caso, você não precisa realizar nenhuma mistura com água (o que também garante mais economia!) – basta usar uma esponja para aplicar o produto diretamente no local, sem a necessidade de enxaguar depois. Bem fácil, né?

Passo a passo para limpar o exaustor

Não tem como fugir: se você quer realizar uma limpeza realmente caprichada, é importante desencaixar as peças do exaustor para limpá-las detalhadamente. Assim como os ventiladores portáteis, o exaustor acumula poeiras e gorduras em suas pás, de modo que precisa ser limpo tanto externa quanto internamente. A nossa dica é fazer uma faxina no item pelo menos uma vez a cada 15 dias.

Para começar, certifique-se de que o exaustor esteja fora da tomada. Depois, remova a grade protetora que isola o contato com as pás e, então, use uma esponja para esfregar o produto (bicarbonato de sódio + vinagre ou desengordurante tradicional) nas hélices e na parte interna, até que toda a gordura saia bem. Vale lembrar que o exaustor fica geralmente instalado em um ponto bem alto da parede ou da janela, fazendo contato com o ambiente externo. Portanto, você vai precisar subir em um banquinho ou em uma escada doméstica para realizar a limpeza.

Notícia boa: o exaustor é um dos itens de cozinha mais fáceis de limpar, pois eles são bem parecidos com os ventiladores. Já as coifas e depuradores, por outro lado, exigem maiores cuidados – precisam ter os filtros de papel substituídos com frequência e, os de carbono, que são os responsáveis por absorver substâncias como cloro, sódio, nitrato e gorduras, também devem ser trocados após um bom tempo de uso. Seguindo essas dicas e usando os produtos certos, a gente tem certeza que vai ser fácil limpar o exaustor da sua casa!

Veja mais