Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar nebulizador e desinfetá-lo completamente
Meu Lar 01/06/2020

Como limpar nebulizador e desinfetá-lo completamente

Usado para tratar doenças respiratórias e amenizar sintomas como tosse e congestão nasal, o nebulizador é um aparelho muito útil para ter em casa. Mas você sabia que ele precisa ser higienizado com certa frequência? Para te ajudar nessa missão, nós preparamos uma matéria ensinando como limpar nebulizador para desinfetá-lo por completo. Confira!

Lave o nebulizador com água e sabão ou detergente neutro

Para garantir que o nebulizador fique livre de sujeiras e microrganismos, é muito importante realizar uma lavagem sempre após o uso. A limpeza pode ser feita de forma simples, com sabão ou detergente neutro e água. Comece desencaixando todas as peças e, então, use uma esponja limpa (destinada apenas para isso) para esfregar e, depois, enxágue as peças na água corrente. Mas atenção: só faça a higienização das peças quando elas tiverem sido desencaixadas. Em relação à parte do aparelho que é ligada na tomada a dica é passar apenas um pano com álcool quando o equipamento estiver desligado.

Desinfete o nebulizador em uma solução de água com água sanitária ou água fervente

Depois de lavar o nebulizador normalmente com sabão, o ideal é realizar a desinfecção usando os produtos de limpeza certos. Em uma bacia, coloque 1 litro de água, 2 colheres de sopa de água sanitária e, então, deixe as peças de molho por cerca de 20 minutos. Depois, tire o nebulizador da bacia e deixe-o secar em cima de um pano limpo.

Outra sugestão para quem quer desinfetar o nebulizador de forma simples é utilizar água fervente para garantir que todos os microrganismos sejam eliminados. Depois de lavar com sabão, esquente a água em uma panela ou leiteira e, então, deixe as peças do nebulizador de molho por 5 minutos. Depois, deixe secar em cima de um pano limpo que não tem erro!

Mais de uma pessoa pode usar o mesmo nebulizador?

Geralmente, o mais indicado é que o nebulizador seja de uso individual. No entanto, duas pessoas podem sim utilizar o mesmo aparelho desde que o processo de esterilização seja feito de forma correta – sempre com água sanitária ou água fervente.

Obs.: Antes de manusear o nebulizador para o uso, é importante lavar bem as mãos com sabão. Além disso, vale destacar que é muito importante lavar o nebulizador sempre após o uso – principalmente quando mais de uma pessoa tem o costume de usar o mesmo aparelho. Depois de realizar a lavagem simples, não deixe de fazer a desinfecção, ok?