Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 08/12/2020

Como limpar moedas antigas

Se você faz parte do time que gosta de colecionar moedas de diferentes lugares, sabe como organização e manutenção são dois pontos fundamentais. Vale destacar, no entanto, que caso as moedas sejam muito raras, valiosas e colecionáveis – que você pretende trocar ou vender -, o ideal é não lavá-las, pois assim elas perdem valor. A nossa dica é limpar apenas as moedas velhas não tão valiosas que você pretende guardar para sempre – assim, é possível manter a coleção sempre impecável. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como limpar moedas antigas usando os produtos de limpeza certos. Confira!

Dicas de como limpar moedas antigas sem danificá-las

Para limpar moedas antigas sem danificá-las, a principal dica é usar produtos de limpeza mais neutros, que não possam corroer o metal das moedas ou tirar seu brilho a longo prazo. Confira o nosso passo a passo para não cometer erros:

1. Deixe as moedas debaixo da água corrente

Para começar, segure as moedas pelas bordas e deixe-as debaixo da água corrente para tirar o grosso da sujeira. Caso elas não estejam muito sujas, é possível que apenas essa limpeza seja suficiente. Esfregue suavemente com uma escova de dentes velha e, caso a sujeira saia completamente, basta secar bem as moedas em um pano limpo e guardá-las.

2. Coloque-as de molho em uma bacia com vinagre branco e esfregue-as

Para fazer uma limpeza mais caprichada nas moedas, preencha uma bacia com um pouco de vinagre branco e, então, deixe-as submersas na solução. Espere cerca de 1 hora e, depois, use uma escova de dentes velha para remover as sujeiras mais impregnadas. Se as manchas não saírem completamente, deixe as moedas por mais umas horas no vinagre e esfregue novamente até que elas fiquem limpas.

3. Enxágue as moedas, seque-as e guarde-as novamente no local da coleção

Depois de limpar as moedas com o vinagre, basta enxaguá-las na água corrente (segurando pelas bordas) e use a escova de dentes para esfregar um pouco mais. Em seguida, seque-as bem usando um pano limpo e, então, guarde-as em uma maleta ou local longe de umidade. Prontinho!

4. Caso necessário, use um pouco de bicarbonato de sódio ou sabão neutro

Outra opção interessante para eliminar manchas e sujeiras de moedas antigas é enxaguá-las com água morna, aplicar um pouco de bicarbonato de sódio e, então, recorrer a uma escova de dentes velha para esfregar. Você também pode usar um pouco de sabonete ou sabão neutro, esfregando com a escova, para limpar sem correr o risco de corroer o metal.

Obs.: Evite usar detergente de cozinha, pois o produto pode ser um pouco forte e corrosivo para o metal quando usado a longo prazo.

Evite produtos abrasivos ou esfregar as moedas com palha de aço

Existem alguns produtos que devem ser evitados ao máximo na lavagem de moedas, como álcool ou água sanitária e outros produtos abrasivos que tendem a corroer muito o metal. Além disso, não use palha de aço ou qualquer superfície áspera para esfregar as moedas – atenha-se apenas às escovas com cerdas mais macias, ok?