Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar mamadeiras e bicos sem mistério
Meu Lar 03/09/2019

Como limpar mamadeiras e bicos sem mistério

Os bebês nunca vêm sozinhos quando chegam em casa: além da alegria e da bagunça, trazem cueiros, chupetas, mamadeiras, fraldas, lenços umedecidos… Um kit completo de utensílios que precisam ser usados e limpos. A mamadeira é um item indispensável e que deve estar sempre bem higienizado, e é normal ter medo de não lavá-la corretamente, porque qualquer contaminação pode colocar em risco a vida da criança. Porém, é possível deixá-la sempre segura e limpinha. Dá uma conferida nessas dicas imperdíveis!

Para limpeza básica de mamadeira e de bico, use detergente e vinagre

Para uma limpeza mais corriqueira, você pode usar a mistura detergente + vinagre. Lave em água corrente e enxágue várias vezes, principalmente no interior da mamadeira, para não deixar nenhum resíduo no bico ou no fundo do recipiente.

Bicarbonato de sódio e água sanitária desinfetam e tiram o mau cheiro

Muitas vezes a mamadeira guarda o cheiro do líquido que estava contido nela, ou exala um mau odor se passar muito tempo fechada ou guardada. Para se livrar desse problema e também desinfetá-la, coloque em uma bacia água limpa (em quantidade suficiente para cobrir toda a mamadeira e o bico), um pouco de água sanitária e um pouco de bicarbonato de sódio. Mantenha de molho durante 1 hora. Passado o tempo, lave bem com água corrente para não deixar nenhum resíduo.

Água fervente limpa e esteriliza

Outra solução muito simples para limpar mamadeiras é ferve-las. Em uma panela, coloque a mamadeira, o bico e o anel e cubra com água. Coloque a panela no fogo até levantar fervura e espere mais 10 minutos. A água fervente, além de higienizar a mamadeira por completo, também a esteriliza devido às altas temperaturas. Você também tem a opção de fazer a higienização no micro-ondas. Para isso, cubra a mamadeira em um recipiente com água e o coloque no aparelho por aproximadamente 8 minutos.

Use os utensílios de higiene corretos

Na hora de limpar a mamadeira é importante utilizar os materiais corretos. A escova de mamadeira é a mais indicada, pois limpa todo o interior do recipiente sem muito esforço para lavagens e é muito fácil de achar nas lojas. Ela vem geralmente em um conjunto com vários tamanhos para limpar mamadeiras pequenas, médias e grandes – mas se você não possui em casa, uma escova de dentes velha e sem uso pode desempenhar bem o papel, principalmente para limpar o bico e o anel.

O que não fazer na hora de limpar a mamadeira

Mantenha a mamadeira toda desmontada e só monte no momento de usar. Encaixá-la por completo (principalmente o bico no anel) logo depois de lavar faz com que a umidade concentrada ali gere fungos. Sempre deixe todas as partes bem sequinhas, limpando com um pano seco ou deixando secar naturalmente. Não esterilize a mamadeira sempre: algumas bactérias são necessárias para criar a imunidade do bebê, e o excesso de limpeza pode sair pela culatra! Deixe sempre as mamadeiras em espaço arejado, longe do sol e armazenada distante de produtos abrasivos.