Limpeza

Como limpar kit berço de bebê com os produtos certos

Para limpar o kit berço de bebê de forma completa, não se esqueça de sempre passar um paninho na estrutura
Para limpar o kit berço de bebê de forma completa, não se esqueça de sempre passar um paninho na estrutura

Manter o berço bem limpo é muito importante para a saúde e segurança do bebê, sabia? Por isso, é fundamental lavar os lençóis, almofadas e também o colchão com certa frequência. Vale destacar, inclusive, que o kit berço de bebê deve ser o mais simples possível. Alguns conjuntos, por exemplo, são formados por diversas peças - como lençóis, cobertor, cabeceira e protetores laterais.

No entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Academia Americana de Pediatria (AAP), esses itens podem ser perigosos para os bebês, pois existe um risco de sufocamento e queda - os pequenos podem se sufocar com cobertores e travesseiros ou usar a proteção lateral como trampolim para saltar do berço, por exemplo.

Por conta desses fatores, o ideal é deixar a cama o mais livre possível (apenas com lençol, de preferência) quando o bebê for dormir, ok? Ainda assim, é importante saber como limpar todo o kit berço - desde o colchão até a estrutura - da forma correta para evitar o acúmulo de poeiras, ácaros e bactérias. Confira as dicas que separamos:

Como limpar kit berço de bebê de forma completa?

Embora o ideal seja arrumar o berço sem muitos itens, é possível deixar bichinhos de pelúcia, fraldinhas, protetores e outros acessórios enquanto você estiver junto do bebê. E, para que todas essas peças se mantenham limpas, não deixe de seguir as nossas instruções:

1. Lave os lençóis toda semana

Antes de tudo, é importante ter uma rotina de lavagem para os lençóis do berço. O ideal é que você faça a troca semanalmente para não acumular poeiras e outras sujeiras. O correto é lavar os lençóis - e outras roupas de bebê - sempre separadamente, seja à mão ou na máquina em ciclos suaves.

A Qualitá, em especial, tem uma linha de lava roupas líquido para bebês que atende bem essa tarefa. Depois de lavar o lençol e garantir que ele está bem enxaguado, deixe-o secar completamente e passe no ferro antes de colocar no berço. Prontinho!

2. Tire outros acessórios para lavar a cada 15 dias

Outros acessórios do berço, como cabeceira e protetores laterais, devem ser limpos ao menos a cada 15 dias. Um ponto positivo de deixar menos itens no berço é que, assim, a caminha também acumula menos poeira. Lave esses acessórios com sabão neutro e deixe secar completamente no varal.

3. Limpe o colchão e deixe-o no sol sempre que possível

Você sabia que também é importante limpar o colchão do bebê? Para remover as sujeiras de forma efetiva existe um truque bem eficiente: espalhe bicarbonato de sódio por todo o colchão, espere 30 minutos e, então, esfregue com uma escova de limpeza própria para essa tarefa. Espere pelo menos mais 1 hora, para que o bicarbonato absorva bem as sujeiras, e passe o aspirador de pó para finalizar.

No final, deixe o colchão preferencialmente no sol para que fique bem seco e limpo. Outra dica importante é virar o colchão a cada 15 dias e deixá-lo no sol sempre que possível - assim, é possível evitar possíveis focos de mofo ou acúmulo de ácaros.

4. Passe sempre um paninho na estrutura do berço

Não se esqueça de também limpar a estrutura do berço sempre que for fazer uma faxina no quarto, ok? Para isso, você pode usar apenas um paninho ou flanela úmida. Se necessário, passe um pouco de lustra móvel, que também ajuda a tirar sujeiras que ficam grudadas. Prontinho!

Matérias: Limpeza

Ver mais