Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar inox e evitar que ele fique com manchas
Meu Lar 26/07/2019

Como limpar inox e evitar que ele fique com manchas

Na hora de fazer uma faxina na casa é importante saber o jeito certo de limpar os diferentes tipos de materiais: as superfícies de vidro (janelas, sacadas e portas, por exemplo), de madeira (os móveis), os pisos, paredes e, é claro, os eletrodomésticos de cozinha – muitos deles, como fogão, geladeira e máquina de lavar, feitos de inox.

Então, para que você aprenda a limpar inox e a evitar que ele fique com manchas, a gente separou um tutorial bem simples e fácil de seguir. Assim, você consegue dar uma geral em diferentes aparelhos da casa sem correr o risco de estragar o material. Confira e aprenda!

Use detergente neutro ou produtos desengordurantes para a limpeza no dia a dia

Para remover gorduras do aço inox de forma rápida a melhor dica é recorrer ao clássico detergente neutro. Afinal, esse produto é feito justamente para desengordurar itens com mais facilidade – principalmente superfícies de inox. Para realizar essa limpeza, uma boa dica é usar o lado macio da esponja para esfregar o detergente por todo o material – isso pode ser feito nas panelas, na parte de cima do fogão, na geladeira e em outros objetos de inox. Depois de esfregar com a esponja, use uma flanela limpa e seca para remover o produto.

Para evitar manchas e riscos no inox, limpe-o sempre com rapidez e nunca use palhas de aço

Além de fazer uma limpeza rotineira com detergente, também é necessário tomar certos cuidados para não manchar ou riscar superfícies de inox. Um dos pontos mais importantes, inclusive, é nunca usar palha de aço para limpar esse material – use apenas flanelas macias ou esponjas para tirar as gorduras e sujeiras. Além disso, não use produtos abrasivos (como água sanitária e itens com cloro) pois eles podem estragar ou causar manchas no inox.

Lembre-se também de limpar todas as superfícies de aço inox o quanto antes. Ou seja, caso você suje o fogão com comida ou gordura tente limpar logo em seguida com a esponja e o detergente – assim, não corre o risco de surgirem manchas no material.

Solução de álcool + vinagre + bicarbonato de sódio é ótima para realizar uma limpeza profunda

Você também pode fazer uma limpeza mais profunda no inox com uma solução de álcool + vinagre + bicarbonato de sódio – ótima para tirar cheiros fortes e até mesmo algumas possíveis manchas. Muita gente usa essa mistura para limpar o fogão, mas você também pode limpar a geladeira, panelas e eletroportáteis de inox (como liquidificador e processador, por exemplo) com essa solução. Mas, neste caso, lembre-se de tomar cuidado com a parte elétrica do aparelho. O ideal é que você umedeça levemente uma flanela com a mistura e, então, esfregue-a suavemente no local a ser limpo.

Obs.: Você também pode usar vinagre branco para lavar as panelas e tirar a gordura de fogões. Neste caso, o ideal é que você deixe o produto atuando por uns minutos e, depois, limpe a superfície com detergente – não tem erro!