Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar grelha de churrasqueira sem esforço
Meu Lar 10/03/2020

Como limpar grelha de churrasqueira sem esforço

Preparar um churrasco dos deuses no fim de semana e confraternizar com a família e os amigos é sempre uma boa pedida! Mas, no final do dia, não tem como fugir da sujeira incrustada na grelha das carnes e nem daquelas manchinhas de carvão perdidas pela roupa. Por isso, nós separamos algumas dicas bem simples de como limpar a grelha de churrasqueira sem muito esforço. Dá uma olhada!

Limpe a grelha de churrasqueira periodicamente com um desengordurante

Acabou o churrasco? Limpe a churrasqueira! Essa é uma das maneiras mais simples de manter a grelha sempre limpinha sem muito esforço. Se você limpar a com um desengordurante quando ela ainda estiver morna, fica muito mais fácil de remover aquela crosta de sujeira de carvão, restos de carne, fuligem e afins.

Para isso, basta passar um paninho ou papel toalha com desengordurante por toda a grelha (para tirar o excesso de sujeira) e depois limpar com água, detergente e a parte macia de uma esponja. Isso deve manter a sua churrasqueira novinha em folha por muito mais tempo.

Elimine a gordura incrustada da grelha deixando-a de molho na água quente com detergente

Quando o desengordurante não der conta de eliminar as gorduras incrustadas, deixe a grelha de molho em um balde com detergente e água quente para soltar a gordura. Basta colocar partes iguais de água + o produto e esperar pelo menos 10 minutos até que toda a sujeira desgrude. Depois, esfregue a grelha com uma escova de cerdas duras e enxágue.

Em casos extremos, utilize a mistura de vinagre branco + bicarbonato de sódio

Para fazer uma limpeza mais profunda – principalmente em superfícies muito gordurosas – poucas misturas são tão eficientes na limpeza quanto a solução de vinagre branco + bicarbonato de sódio.

Com a ajuda de uma escovinha, aplique uma leve camada de bicarbonato sobre todas as partes da grelha. Deixe agir por aproximadamente 3 minutos. Em seguida, coloque o vinagre em um borrifador, pulverize sobre o bicarbonato, e com o auxílio de um pedaço de lã de aço esfregue os dois produtos. Aguarde 5 minutinhos até fazer efeito e, por fim, lave a grelha com água e detergente.

Bônus: reaproveite as latinhas do churrasco para limpar superficialmente a grelha

Já pensou em reaproveitar as latas de refrigerante ou de cerveja do churrasco para limpar a grelha? O truque é bem simples e rápido! Tudo o que você precisa é passar bastante desengordurante pela grelha (para prevenir os arranhões) e passar a “boca” de uma lata vazia por toda a superfície, esfregando bem. Depois é só passar um paninho umedecido para retirar o produto e lavar a grelha normalmente!