Limpeza

Como limpar gaiola de hamster de forma completa

Para limpar gaiola de hamster de forma completa, retire o pet e todos os objetos removíveis e escove usando apenas água + detergente neutro
Para limpar gaiola de hamster de forma completa, retire o pet e todos os objetos removíveis e escove usando apenas água + detergente neutro

Embora sejam bem pequenininhos e vivam dentro de uma gaiola, criar hamsters em casa também exige responsabilidade e muitos cuidados. Um deles, sem dúvida, é saber como manter a gaiola do pet sempre limpinha e deixar o ambiente confortável para o bichinho. Em troca, esses animais domésticos serão uma das melhores companhias para se ter em casa, principalmente ao lado de crianças.

Para te ajudar a cuidar desses pequenos roedores, nós separamos o passo a passo de como limpar gaiola de hamster de forma completa. Continue lendo!

Aprenda como limpar gaiola de hamster (com ou sem tubos) de forma completa

1. Tire o hamster e todos os objetos da gaiola

Para limpar a gaiola do hamster com maior facilidade, a primeira coisa que você deve fazer é retirar cuidadosamente o bichinho e remover também todos os objetos que podem atrapalhar na hora da limpeza. Retire o bebedouro, os brinquedos, a roda de exercícios, os tubos e todos os objetos removíveis.

2. Com a ajuda de uma luva e uma pá, descarte também o substrato higiênico

O próximo passo é remover todo o substrato higiênico usado para forrar a gaiola do hamster e absorver a urina do bichinho. Basta pegar uma pá, colocar uma luva de proteção e retirar o material até deixar a gaiola vazia, descartando-o em um saco para lixo.

3. Limpe a gaiola apenas com água e detergente neutro

Com a gaiola já vazia, o próximo passo é lavar a casinha do hamster usando apenas água e detergente neutro. Você deve encher um balde até a metade e lavar todas as partes da gaiola com o auxílio de uma escova ou de uma esponja limpa. O importante, nessa etapa, é não utilizar nenhum produto de limpeza que possa causar qualquer tipo de dano ou alergia ao bichinho, como desinfetantes e multiusos.

4. Lave também os tubos, o bebedouro e todos os outros objetos

Para finalizar a limpeza e deixá-la realmente completa, use uma escova de dentes velha para lavar bem todos os objetos que você retirou da gaiola, como os tubos, o bebedouro e a roda de exercício.

5. Seque a gaiola e os objetos com um pano

Com um pano limpo, seque muito bem a gaiola e os objetos antes de montá-la novamente. Você também pode colocá-los no sol (deixando secar naturalmente) e só então passar um pano para finalizar a limpeza. O único problema, nesse caso, é que algumas gaiolas podem ressecar no sol com o passar do tempo, e por isso o ideal é apostar apenas no pano.

6. Coloque os objetos no lugar e reponha o substrato higiênico

Para finalizar a limpeza, basta colocar os objetos no lugar e forrar a gaiola do hamster com substrato higiênico. Depois, é só fazer a manutenção pelo menos 1 vez por semana e lembrar de retirar o substrato todos os dias!

Matérias: Limpeza

Ver mais