Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 28/10/2020

Como limpar fotos antigas sem o uso da tecnologia

Sabe aquelas fotos antigas de família que tendem a ficar manchadas e sujas com o passar do tempo? Você pode limpá-las e até recuperá-las sem necessariamente usar a tecnologia! Para isso, basta usar um pouco de álcool, algodão e tomar os devidos cuidados. Aqui, nós separamos dicas de como limpar fotografias mais velhas e desgastadas de forma simples. Dá uma olhada!

Como limpar fotos antigas?

A principal dica para remover manchas e deixar as fotografias mais limpas é recorrer à solução de água com álcool. Antes de começar, o ideal é usar luvas finas descartáveis (ou feitas de algodão) para manusear as fotos de forma mais segura – sem deixar marcas de dedos ou causar novas manchas, por exemplo. Para realizar uma limpeza correta, siga esse passo a passo:

1. Posicione a foto em cima de uma toalha esticada e, então, use um pincel macio para tirar o excesso de poeira;

2. Pegue um disco de algodão macio e, então, esfregue a foto em movimentos suaves e circulares – assim, é possível remover resíduos que ficam grudados na fotografia;

3. Caso haja alguma mancha persistente na foto, prepare uma solução com proporções iguais de água + álcool. Coloque a mistura em um recipiente, mergulhe a foto e esfregue suavemente com um pedaço de algodão. Depois, deixe a fotografia de molho por 10 minutos e, então, retire-a, sacuda levemente e deixe secar completamente. Você também pode usar um secador de cabelo (mantendo uma distância de pelo menos 30 cm da foto) para secar com mais rapidez.

Obs.: Em vez de usar a mistura de água com álcool, você pode recorrer a algum produto específico para a limpeza de foto que é bem eficiente e não causa dano algum à imagem.

Organize as fotos em álbuns e deixe-as em locais secos

Depois de limpar bem as fotos, é muito importante pensar em um jeito seguro de armazená-las. Para isso, você pode montar álbuns ou até mesmo usar caixas de arquivos para separar as fotografias em diferentes categorias. Deixe tudo em um local devidamente seco e de preferência arejado para que as fotos não corram o risco de mofar com o passar do tempo.

Lembre-se de escanear as fotos, se possível

Antes de iniciar a limpeza da foto antiga, uma boa dica é escaneá-la para garantir que ela fique salva digitalmente. Depois, inclusive, você até pode usar algum software de imagens para fazer reparos (colorir, aumentar a claridade ou remover manchas, por exemplo) de forma digital. Essa é uma das estratégias mais modernas e eficientes de recuperar fotografias antigas.