Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar forro de PVC, madeira ou gesso e deixar o teto sempre limpo
Meu Lar 14/01/2020

Como limpar forro de PVC, madeira ou gesso e deixar o teto sempre limpo

Não adianta nada querer limpar a casa inteira e esquecer dos cantinhos essenciais que também acumulam sujeira e fazem parte da faxina. Um deles é o teto! Seja ele de forro de PVC, madeira ou gesso, é essencial limpá-lo de tempos em tempos. Eles podem até não aparentar sujos, mas sempre acabam armazenando teias de aranha, traças, micro-organismos (sobretudo no teto da cozinha) e afins. Por isso, pode ir pegando a sua vassoura e todos os produtos de limpeza que você tiver, que nós vamos te ajudar nessa tarefa! Dá uma olhada nas dicas que separamos!

Limpe o forro de PVC com soluções caseiras de vinagre e saponáceo cremoso

Os tetos de PVC são os que mais sofrem com a ação do sol e podem acabar adquirindo uma coloração mais amarelada. Para limpar esse tipo de material, você pode preparar algumas soluções caseiras, como misturar detergente, água e vinagre de vinho de branco em um balde ou diluir algumas colheres de saponáceo cremoso em água limpa.

Qualquer um dos dois métodos vai ser eficaz. No entanto, o seu primeiro passo antes de utilizar qualquer uma das duas soluções é retirar a poeira superficial do teto. Para isso, passe uma vassoura de cerdas macias (que não espalha muito a sujeira) ou um “mop para remover pó” (um tipo de rodo de base retangular específico para limpar poeira) por toda a superfície.

Depois, molhe um pano limpo em uma das misturas caseiras, enrole-o na vassoura e passe pelo teto. Assim você vai cuidar das sujeiras mais resistentes. E tanto o saponáceo quanto o vinagre darão mais brilho ao material de PVC!

Obs.: É muito importante que a sua vassoura esteja devidamente limpa antes de usá-la (se não o seu teto vai ficar mais sujo ainda). E caso seja necessário alcançar alguns lugares mais específicos, utilize a escada ao seu favor e chame alguém para te ajudar na segurança!

Limpe o teto de madeira com produtos específicos

O teto de madeira requer um pouquinho mais de cuidados. Afinal, não é qualquer produto que você pode aplicar sobre ele. O ideal é consultar o fabricante para saber quais produtos devem ser utilizados na limpeza. Mas, caso você não tenha tido essa oportunidade, há algumas alternativas simples.

A primeira delas é amarrar um pano seco em uma vassoura ou um rodo e passar por toda a superfície de madeira. A segunda é aplicar um pouco de vinagre ou detergente em um pano levemente úmido e passar pelo teto – principalmente se você quiser uma limpeza mais profunda.

A dica é espremer bem o pano antes de esfregar o teto e em todas as vezes que você for aplicar mais um pouco da sua solução. O excesso de umidade é o grande vilão da madeira!

Evite produtos líquidos sobre o teto de gesso

Gesso é o tipo de material delicado, que normalmente absorve sujeira, fica encardido, mofado e com coisas parecidas. Para evitar que isso aconteça, o ideal é que você o limpe 1 vez ao mês, somente com um pano seco ou uma flanela de limpeza. O grande lance é evitar, com todas as forças, qualquer tipo de umidade! Por isso, só utilize produtos líquidos ou soluções com água em último caso.

Se o seu gesso estiver realmente encardido, passe um pano úmido com detergente e um pouquinho de água sanitária (no máximo 1 colher do produto). Isso deve ajudar com a sujeira acumulada. Por fim, passe um pano seco e permita a circulação do ar pela casa para que o teto seque completamente.