Limpeza

Como limpar fone de ouvido e com que frequência fazer essa higienização

Para limpar o fone de ouvido intra-auricular, passe um pouco de álcool líquido com a ajuda das hastes flexíveis
Para limpar o fone de ouvido intra-auricular, passe um pouco de álcool líquido com a ajuda das hastes flexíveis

Você sabia que limpar o fone de ouvido com uma certa frequência é muito importante para manter o aparelho funcionando corretamente? É real! A gente pode até não perceber, mas, com o passar do tempo, a saída de som do aparelho vai acumulando resíduos de cera de ouvido e sujeiras, prejudicando a sua vida útil. Para que isso não aconteça mais, nós separamos algumas dicas de como limpar fone de ouvido e com que frequência fazer essa higienização. Confira!

Primeiro, remova as extensões do fone de ouvido

Para começar a higienização, retire todas as partes removíveis do fone de ouvido - isto é, as capinhas de proteção, borrachinhas, conectores etc. Depois, mergulhe as extensões que não têm nenhuma conexão com a parte elétrica do fone em um recipiente com água morna e detergente neutro. Deixe ali por pelo menos 10 minutos e e, em seguida, esfregue todas as partes com a ajuda de uma escovinha. Uma boca dica é reaproveitar uma escova de dentes velha para fazer essa etapa.

Limpe outras partes do fone de ouvido com um cotonete umedecido de álcool líquido

Depois de limpar as partes removíveis, a limpeza dos fones de ouvido intra-auriculares deve ser feita com produtos que não afetem a parte eletrônica do aparelho. Por isso, o ideal é que você umedeça algumas hastes flexíveis em álcool líquido e passe-as cuidadosamente nas saídas de som (aquela gradezinha do fone).

Você também pode passar um pano macio (de microfibra, de preferência) por toda a extensão do fone. Basta umedecer o paninho com o álcool (dessa vez pode ser o álcool em gel), acrescentar algumas gotinhas de detergente e esfregar o fone. Depois é só passar folhas de papel toalha para se certificar de todas as partes estão devidamente secas.

Headphones também devem ser limpos com álcool e detergente

Para limpar os headphones, você pode fazer o mesmo procedimento que os fones de ouvido intra-auriculares. Basta tirar todas as partes removíveis (lembrando-se de prestar atenção nos locais de encaixe da peça), passar um pano umedecido com álcool líquido + detergente e, nas partes mais difíceis de alcançar, usar as hastes flexíveis. Finalize a limpeza com uma flanela macia ou algumas folhinhas de papel toalha.

Limpe o fone pelo menos 1 vez por mês

Para garantir que não haja nenhum acúmulo de sujeira, gordura ou resíduos de cera de ouvido, limpe o fone de ouvido pelo menos 1 vez ao mês. Assim você evita o desenvolvimento de micro-organismos e bactérias no aparelho e garante que a parte eletrônica do fone não seja comprometida.

Matérias: Limpeza

Ver mais