Limpeza

Como limpar folhas de plantas naturais

Para limpar folhas de plantas naturais, o ideal é usar uma flanela (ou o lado macio da esponja) com um pouco de detergente para eliminar bem toda a poeira
Para limpar folhas de plantas naturais, o ideal é usar uma flanela (ou o lado macio da esponja) com um pouco de detergente para eliminar bem toda a poeira

Você sabia que é necessário limpar as folhas das plantas da casa de vez em quando? Quem mora em apartamento, por exemplo, já deve ter percebido que, assim como os móveis, as plantas também acumulam poeira. O problema é que, caso haja uma quantidade grande de pó, as folhas não conseguem captar bem os raios solares e, então, realizar o processo de fotossíntese. Por isso, é muito importante que você deixe as plantas de casa sempre limpas. Para te ajudar, nós separamos dicas bem simples de como limpar folhas de samambaias, suculentas e outras plantas naturais. Confira!

Use um pano macio ou o lado macio da esponja com um pouco de detergente

A primeira coisa que você precisa fazer é definir bem os produtos de limpeza que serão usados. Para não danificar as folhas, o mais indicado é recorrer a uma flanela ou ao lado macio da esponja (assim, é possível remover as poeiras sem arranhar a folhagem). Outra dica interessante é usar um pouco de detergente neutro (sem fazer espuma) para tirar bem todas as sujeiras.

Neste caso, a nossa dica é umedecer a esponja, colocar um pouco de detergente e, então, ir esfregando suavemente todas as folhas. No entanto, durante esse processo é necessário tomar cuidado para que o detergente não caia na terra - o que pode ser prejudicial para a planta. Depois de esfregar as folhas com a esponja, passe um pano úmido para tirar o produto e prontinho! Assim, você remove as sujeiras com facilidade. Vale destacar que esse tipo de limpeza não deve ser realizado com muita frequência - apenas quando você perceber que há certo acúmulo de poeira.

Dica: Plantas aveludadas (como algumas suculentas e herbáceas) podem ser limpas com uma escova de dentes velha e um pouco de água. Assim, você pode esfregar as folhas sem danificá-las e remover a poeira com mais facilidade.

Lembre-se de jogar água nas folhas com certa frequência

Regar as plantas com frequência é algo fundamental para deixá-las sempre saudáveis, bonitas e coloridas. Mas que tal aproveitar esse momento para também eliminar certas sujeiras das folhas? Caso você tenha um quintal, a nossa dica é dar um banho de mangueira nas plantas. Além disso, você também pode remover folhas secas, flores murchas e galhos quebrados, fazendo uma verdadeira limpa nas mudas de plantas. Faz toda a diferença!

Matérias: Limpeza

Ver mais