Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar fogão de vidro
Meu Lar 12/11/2021

Como limpar fogão de vidro

Cada eletrodoméstico tem um jeito certo de ser limpo e com o fogão de vidro não é diferente. Para remover gorduras, restos de alimentos e outras sujeiras do fogão de cozinha é necessário fazer uma limpeza rotineira. No entanto, alguns produtos – como lã de aço e substâncias abrasivas, por exemplo – não são recomendados para essa tarefa, pois podem causar manchas, arranhões e outros danos na superfície, que é bem lisa. Quer saber quais produtos são os mais eficientes para a limpeza? Continue lendo e aprenda como limpar fogão vidro temperado em poucos passos sem cometer erros!

Como limpar fogão de vidro de forma simples

Saber como limpar fogão com mesa de vidro é mais fácil do que parece. O segredo é basicamente usar soluções desengordurantes e tirar o excesso de produto (geralmente com um pano úmido) para que a superfície fique bem limpa e brilhante. Aqui, nós separamos um tutorial completo para cumprir a tarefa de modo simples:

Afinal, qual o melhor produto para limpar fogão de vidro?

A melhor dica para limpar fogão é recorrer ao detergente de cozinha, que é um produto neutro com alto potencial desengordurante. Ele consegue remover gorduras com facilidade sem causar manchas no vidro.

O mesmo serve para as bocas e grades do fogão, que podem acabar acumulando gorduras com o tempo. Mas nesse caso, em vez de usar apenas detergente, você também pode recorrer à solução de vinagre com bicarbonato de sódio, que consegue remover manchas maiores. Para esfregar, o ideal é usar o lado macio da esponja multiuso e, depois, um pano umedecido.

Caso o fogão de vidro não tenha grades e queimadores – como cooktops elétricos, por exemplo -, a limpeza fica até mais simples: basta usar o detergente que não tem erro!

Passo a passo de como limpar o fogão de vidro

1. Retire as grades do fogão e lave-as com detergente neutro

Antes de tudo, você deve tirar as peças removíveis do fogão, como as grades e bocas, que costumam ficar bem sujas. Você pode lavá-las na pia com o lado macio da esponja e detergente. Caso haja alguma mancha mais forte, faça uma mistura de 1 litro de água quente, ¼ de xícara de bicarbonato de sódio e ½ xícara de vinagre. Deixe as grades de molho na solução por uns minutos e esfregue com uma esponja. Depois, é só enxaguar e deixar secar no escorredor.

2. Limpe toda a estrutura do fogão com esponja e detergente

Chegou a hora de limpar a estrutura de vidro do fogão (onde ficam as bocas) usando um desengordurante. Levando em conta que a superfície de vidro pode ser facilmente arranhada, o ideal é não usar bicarbonato ou produtos em pó.

O ideal é umedecer o lado macio da esponja, colocar algumas gotas de detergente neutro e esfregar toda a estrutura do fogão – inclusive os botões e a parte de dentro dos queimadores. Não há necessidade de encharcar demais a superfície, basta passar a esponja apenas um pouco umedecida que já é o suficiente para remover gorduras e outras sujeiras.

3. Passe um pano úmido para tirar todo o produto

Depois de esfregar o vidro com a esponja + detergente você deve retirar bem todo o produto. Aqui, o ideal é usar um pano macio, limpo e úmido – assim, não corre o risco de a superfície ficar manchada e é possível remover o detergente com facilidade.

4. Seque a superfície com um pano limpo

Para deixar o fogão bem seco, brilhante e livre de manchas, outro passo importante é secar toda a superfície. Você deve passar uma flanela limpa em todos os pontos do eletro – inclusive dentro dos queimadores e nos botões. Se você tiver um cooktop elétrico, essa etapa fica ainda mais simples.

5. Limpe a mesa de vidro com os mesmo produtos

Caso o seu fogão tenha aquele tampo de vidro que, quando abaixado, protege as bocas e grades, também é necessário limpá-lo com frequência. Quando você for arrumar a cozinha, inclusive, uma boa dica é deixá-lo sempre limpo e abaixado, com uma toalhinha por cima.

Para limpar esse tampo de vidro você também pode usar o lado macio de uma esponja com um pouco de detergente. Esfregue para tirar todas as gorduras, passe um pano úmido em seguida e finalize com uma flanela seca. Bem fácil, né?