Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 22/09/2020

Como limpar farol de carro que ficou amarelado com o tempo

Você sabia que, quando ficamos muito tempo sem lavar o carro, é possível que os faróis fiquem amarelados? Isso geralmente acontece por conta da presença de insetos (pequenos mosquitos e mariposas de luz) e da exposição ao sol e à chuva. A boa notícia é que dá para contornar – ou ao menos atenuar – esse problema com alguns truques. Para te ajudar, nós preparamos uma matéria com dicas de como limpar farol de carro amarelado de forma eficiente. Confira!

Como limpar farol de carro por fora?

A principal dica para evitar que o faróis fiquem amarelados é procurar ter uma rotina de lavagem do automóvel. A cada 15 dias, faça uma lavagem caprichada usando os produtos de limpeza certos.

Use detergente neutro e uma esponja

Para começar, você pode limpar os faróis com uma esponja umedecida e detergente neutro – assim, é possível remover as sujeiras e possíveis manchas de gorduras com facilidade. No entanto, caso as manchas amareladas persistam, o indicado é partir para a próxima dica.

Recorra à mistura de vinagre com bicarbonato de sódio

A melhor forma de remover manchas amareladas dos faróis é usando a clássica mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Para isso, encha uma vasilha com 500 ml de água, 200 ml de vinagre branco e 1 colher de sopa cheia de bicarbonato de sódio. Mexa suavemente e espere a mistura reagir. Em seguida, aplique diretamente no farol e deixe atuar por uns 15 minutos. Depois, é só enxaguar e passar um pano de limpeza seco.

Como desembaçar e limpar farol de carro na parte de dentro?

Além de limpar o farol do carro por fora – tarefa que pode ser feita com mais frequência -, o ideal é também lavar a parte de dentro para remover os insetos de luz e evitar que o vidro fique embaçado. Para isso, você vai precisar abrir o capô do carro, afrouxar os parafusos relativos aos faróis e, então, remover as lentes. Limpe a parte interna com uma solução de água quente com detergente neutro e aplique a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio nos dois lados do vidro para remover possíveis manchas amareladas. Depois, seque bem as lentes com um pano macio e encaixe-as novamente nos faróis. Assim, você evita que eles fiquem embaçados e consegue mantê-los bem limpos por mais tempo. Interessante, né?