Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar estofado de cadeira e deixar o tecido novinho em folha
Meu Lar 11/07/2019

Como limpar estofado de cadeira e deixar o tecido novinho em folha

Para limpar cadeiras e poltronas de casa existem alguns segredos, sabia? Além de tirar o pó das estruturas (geralmente feitas de madeira ou metal), você também precisa lavar a parte estofada com certa frequência. O mais indicado é fazer isso a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês – assim, você evita que surjam manchas definitivas no tecido. Para te ajudar nesse processo, nós preparamos um passo a passo bem simples de como limpar o estofado de cadeira para deixá-lo com uma aparência novinha. Confira e aprenda!

Passe aspirador de pó no dia a dia

Além de fazer uma limpeza profunda (usando produtos para lavar o estofado), é necessário que você tire o pó das cadeiras e poltronas com certa frequência. Para tal, a melhor dica é recorrer ao aspirador de pó – com ele, dá para limpar rapidinho sem muito esforço. Mas, além de passar o aspirador na almofada, lembre-se também de passar um paninho na estrutura da cadeira (que é geralmente feita de madeira ou metal). Assim, você remove todas as poeiras superficiais no dia a dia.

Para lavar o estofado, faça uma mistura com água, vinagre, bicarbonato de sódio, álcool e amaciante

Quando se trata de lavar cadeiras e poltronas estofadas, a melhor dica é fazer uma solução com produtos eficientes (tais como a clássica mistura vinagre + bicarbonato de sódio). Para te ajudar, nós separamos uma combinação com 4 produtos básicos: vinagre branco, bicarbonato de sódio, álcool e amaciante, que são ótimos para limpar objetos de tecido. Confira o passo a passo da lavagem para não errar:

1. Comece preparando a solução em um recipiente de plástico (pode ser uma bacia, um balde ou até mesmo um pote reaproveitado de sorvete). Coloque cerca de 1 litro de água, meio copo de vinagre branco, uma colher cheia de bicarbonato de sódio, uma colher de amaciante e um pouco menos da metade de um copo de álcool;

Obs.: O ideal é que você prepare a mistura e use-a logo em seguida – assim, o efeito da limpeza será melhor. Caso você demore muito para usar a solução, é possível que a reação química (que ocorre devido ao contato do bicarbonato com o vinagre) já tenha passado.

2. Após misturar bem os produtos, coloque a solução em um borrifador e, então, borrife diretamente na parte estofada da cadeira. Use uma escova com cerdas macias para esfregar bem o tecido;

3. Passe um pano macio no local para tirar as sujeiras impregnadas e também o excesso de solução aplicada;

4. Após tirar o excesso de produto com o pano, deixe o estofado secando por pelo menos 24 horas. Caso a almofada seja separada da estrutura da cadeira, o ideal é que você a deixe no sol. Caso contrário, deixe o tecido secar normalmente e, se julgar necessário, passe um secador de cabelo para garantir que o estofado fique bem seco.

Prontinho! Viu como o passo a passo é bem simples? O ideal é que você faça isso ao menos uma vez por mês, ok? Assim, você impede que as almofadas das cadeiras fiquem encardidas.